Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Março de 2006 às 08:57

    Imprimir


O navio Patrulha Penedo deverá atracar hoje à tarde ao porto de Santo Antônio do Leverger vindo de Ladário (MS). A embarcação ficará na cidade até a manhã do dia 10 e estará aberto para visitas.

Trata-se de uma missão da Marinha do Brasil para fazer o levantamento operacional do rio Cuiabá. “As informações que possuímos já estão atrasadas. A última viagem realizada com esse objetivo ocorreu em 1998, e durante esses anos muita coisa mudou. Esta missão irá atualizar os mapas”, disse ontem o capitão de corveta Adocílio Cândido Tenório.

Outro objetivo da missão é realizar assistência social à população ribeirinha. Os oficiais entregarão medicamentos, material de higiene e roupas que pretendem arrecadar em Cuiabá e Santo Antônio. A intenção é distribui-los entre as pessoas junto com os materiais já doados em Ladário. “Muitas vezes, para essas pessoas, é difícil ter acesso às cidades. Quando eles vêem o navio ficam acenando para receber alguma ajuda. A Marinha realizará a assistência na viagem de volta, que está prevista para a manhã de sexta-feira”, disse o capitão.

O navio tem uma tripulação de 31 pessoas, cinco delas oficiais, inclusive um médico e um dentista. “Eles vão atender as pessoas humildes e ajudar a realizar a assistência social”, disse o capitão. O Penedo é um navio de guerra, possui três metralhadoras e pesa cerca 105 toneladas com 29 metros de comprimento e seis de largura.

É a segunda tentativa do navio de chegar a Santo Antônio nesta missão. No dia 4 de fevereiro o Penedo teve que retornar devido a problemas de navegação. “Quando se sobe o rio Cuiabá tem que se tomar muitos cuidados. É um rio de difícil navegação. Possui muitos bancos de areia nas curvas. O rio Cuiabá só fica navegável quando está com 5 metros”, disse o capitão.

As pessoas que queiram doar mantimentos para ajudar a população ribeirinha podem encaminhar para a sede da Marinha do Brasil em Cuiabá, no bairro do Porto, ou no próprio navio, em Santo Antônio do Leverger.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314612/visualizar/