Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Março de 2006 às 08:56

    Imprimir


A tarifa do transporte coletivo de Cuiabá será reajustada este mês, mas o percentual e a data em que o novo valor entrará em operação ainda não foram definidos. Ontem pela manhã, durante a reunião semanal do secretariado, o prefeito Wilson Santos disse que a partir de 2006 os aumentos da passagem de ônibus serão anuais.

“Não vamos esperar tanto tempo para corrigir os valores e depois ter que dar um aumento muito grande”, declarou o prefeito. Há quase 36 meses, citou ele, a tarifa está congelada, enquanto insumos como combustível e salários dos trabalhadores do setor tiveram seus preços elevados.

Ao longo desta semana, o prefeito informou que vai discutir uma nova sistemática para majoração do serviço, algo que possa ser praticado de forma definitiva.

Wilson Santos disse que estava esperando somente a divulgação do estudo tarifário feito por técnicos do Conselho Regional de Economia (Corecon), o que aconteceu ontem à tarde, para se reunir com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Oscar Soares Martins. “Esta semana vamos nos debruçar sobre os cálculos”, completou o prefeito.

Santos criticou bastante o cálculo apresentado pela CPI dos Transporte, que sugeriu tarifa de R$ 0,81. “O técnico nem sabia o que estava fazendo. Pois para esse valor considerou apenas 102 dos 385 ônibus que circulam em Cuiabá alegando que a idade útil dos demais estava acima da permitida”, acusou ele. “Pela legislação que regula o setor, ônibus com até 12 anos devem ser considerados”, enfatizou o prefeito.

O secretário Oscar Soares, que recebeu no final da tarde cópia do estudo do Corecon, acha que os valores levantados pelo Conselho poderão ser como comparativo pelos técnicos do município. “Nos dá um norte para definir uma metodologia de cálculo tarifário e tranqüilidade porque está assinado por três profissionais com profundo conhecimento nesse assunto”, completou.

Soares não quis citar valores, mas admitiu que o novo valor da tarifa deverá ficar próximo de algum dos valores sugeridos no estudo do Corecon.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314613/visualizar/