Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 07 de Março de 2006 às 06:09
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


Durante toda a tarde de ontem a Executiva Estadual do PL esteve reunida com prefeitos e vereadores do partido em busca da unidade no discurso para as eleições de outubro próximo. Enquanto o presidente do partido, deputado federal Welinton Fagundes, defende cautela nas conversações até que se definam as regras eleitorais, alguns prefeitos se manifestam favoráveis a uma aliança com o PPS do governador Blairo Maggi. Na queda de braço ficou definido que os prefeitos podem continuar conversando com seus segmentos, porém as conversas oficias a respeito de coligações serão conduzidas pela Executiva Estadual.

Entre os prefeitos que apóiam a reeleição do governador Blairo Maggi e defendem uma coligação com o PPS estão Dener Araújo Chaves (Juscimeira), Jerônico Samita Maia Neto (Alto Araguaia) e Max Russi (Jaciara). Os gestores defenderem os seus posicionamentos durante a reunião e conseguiram garantir a liberdade para se manifestar sobre o assunto.

“Ficou decidido que a verticalização continua sendo um impeditivo, uma vez que deverá ser contestado no STF, mas que manteremos a liberdade interna no partido para que os prefeitos e vereadores possam conversar com seus segmentos”, avaliou o deputado Welinton logo após encerrar a reunião.

Porém o dirigente ressaltou que qualquer conversação sobre coligações serão conduzidas pela Executiva Estadual. “Não temos ainda uma decisão unânime, esses prefeitos vão continuar defendendo internamente seus posicionamentos, mas nós vamos aguardar a manifestação dos partidos que têm interesse em coligar com o PL”, acrescentou Fagundes.

O parlamentar observou que, apesar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter se manifestado pela permanência da verticalização nesse pleito, a questão deverá ser levada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em razão disso, na avaliação do dirigente, os partidos que têm candidaturas majoritárias passam a ter mais dúvidas do que os que estão empenhados em fortalecer as candidaturas proporcionais, como é o caso do PL.

O deputado afirmou ainda que, independente das regras eleitorais, existe uma decisão da Executiva Nacional do PL em deixar os estados livres para coligações, no entanto, ainda pode haver mudanças. Para Fagundes, uma coligação com o PT neste momento seria mais fácil em função de o PL ser da base do governo Lula. Mas ele não descarta outras possibilidades.

O deputado estadual Zéca D’Ávila (PFL) aproveitou a reunião do PL para ponderar que o PFL tem interesse em coligar com o PL porque, em função da verticalização, é provável que o partido tenha candidatura própria ao governo do Estado.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314672/visualizar/