Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Março de 2006 às 10:13

    Imprimir


O governo federal deve lançar uma campanha nacional de valorização do trabalho doméstico na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. "Vamos dedicar este 8 de março às mulheres trabalhadoras. Tanto aquelas que fazem o trabalho não remunerado em casa como o remunerado, as domésticas", disse a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire. "O trabalho doméstico é um trabalho invisível, mas que sustenta a produção e a reprodução da humanidade", observou ela.

Um dos alvos da campanha serão as empregadoras, mulheres que também trabalham fora para ajudar no orçamento doméstico e no sustento da família. Segunda a ministra "são mulheres que empregam outras mulheres" e a idéia é incentivar a assinatura da carteira de trabalho e o recolhimento da contribuição previdenciária, entre outras coisas. O objetivo é que essas mulheres "que já têm os direitos garantidos pela lei, possam efetivamente desfrutá-los", lembrou Nilcéa.

O governo também está estudando propostas de apoio à melhoria das condições trabalhistas no setor. O objtivo é incentivar o processo de formalização das trabalhadoras domésticas.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi instituido em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data escolhida é uma homenagem à memória das 129 mulheres norte-americanas que morreram carbonizadas em um incêndio em 1857. O fato ocorreu em uma fábrica têxtil, quando as operárias faziam greve por melhores condições de trabalho.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314788/visualizar/