Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 06 de Março de 2006 às 01:19

    Imprimir


São Paulo - Apresentado pelas atrizes Lily Tomlin e Meryl Streep, o diretor, produtor e roteirista Robert Altman recebe o primeiro Oscar de sua vida. Uma homenagem tardia a uma das carreiras mais brilhantes e rebeldes da história do cinema. Ele tem 81 anos. Nos agradecimentos, Altman disse que nunca fez um filme que não quisesse ter feito.

Segundo a Academia, a estatueta é entregue ao diretor de Kansas City, em razão de "uma carreira que tem reinventado continuamente a arte cinematográfica, e que inspirou outros produtores e o público". Segundo o presidente da Academia, Sid Ganis, "ele redefiniu os gêneros, inventou novos modos de usar o meio e revitalizou os antigos", acrescentou.

Altman, como outros grandes cineastas, ganha o título honorário o reconhecimento que nunca teve com seus mais de 80 filmes como diretor, 39 como produtor e 37 como roteirista.

Algumas de suas produções mais famosas e que concorreram ao Oscar de melhor direção foram MASH (1970), Nashville (1975), O Jogador (1992), Short Cuts - Cenas da Vida (1993) e Assassinato em Gosford Park (2001). Altman também foi indicado como melhor produtor por Nashville e Assassinato em Gosford Park.

Altman se mantém ativo, sem pretensão de se aposentar, disputou o recente Festival de Berlim, no mês passado, e recebeu um prêmio do público por seu filme A Prairie Home Companion. Ele começou sua carreira como documentarista e estreou no cinema com Amor Ilícito, em 1957.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314883/visualizar/