Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 04 de Março de 2006 às 07:28
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) distribuiu um questionário para os 141 municípios mato-grossenses com o objetivo de conhecer o destino final que as prefeituras dão aos resíduos sólidos urbanos. Apenas quatro municípios possuem licença de operação, o que significa que somente nestes locais existem aterros sanitários.

A Sema quer saber o que os 137 municípios restantes estão fazendo com o lixo coletado. Os domiciliares e hospitalares. Para isso, é preciso que os prefeitos contribuam com a pesquisa sobre a situação da gestão de resíduos sólidos. “A partir deste questionário nós vamos formatar um banco de dados e fazer uma avaliação técnica da necessidade de cada município. As informações serão úteis na formulação de políticas públicas”, informou o coordenador de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, Eduardo Figueiredo Abreu.

Ele explica que o aterro sanitário é a forma adequada de disposição final do lixo, segundo normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente. O aterro sanitário é impermeabilizado e possui sistemas de drenagem de gases e tratamento de chorume.

Atualmente, 11 municípios que possuem licença de instalação encontram-se em estágio de implantação de aterro sanitário, e 13 que têm licença prévia já estão com parecer favorável da Sema quanto à escolha da área.

A pesquisa questiona a destinação final de resíduos sólidos de serviços de saúde, estimativa da quantidade produzida de resíduos sólidos domiciliares, área disponível para disposição dos resíduos, dentre outras. São 16 perguntas no total. Os questionários foram entregues no mês de janeiro, via correio.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315127/visualizar/