Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 03 de Março de 2006 às 19:44
Por: Carlos Orsi

    Imprimir


São Paulo - A Grande Mancha Vermelha é uma tempestade que perdura na atmosfera de Júpiter há mais 300 anos - foi observada por astrônomos na Terra, pela primeira vez, por volta de 1660. A mancha é o maior fenômeno atmosférico do Sistema Solar: tem área suficiente para engolir mais de dois planetas do tamanho da Terra. E agora não está mais sozinha.

A nova grande tempestade, batizada de Oval BA, tem cerca de metade do tamanho da Grande Mancha e é praticamente da mesma cor. Segundo a Nasa, a nova mancha surgiu em 2000, quando três manchas pequenas colidiram e se fundiram. No início ela era branca, passou a marrom em dezembro de 2005 e, em fevereiro, ficou vermelha, como a irmã mais velha.

Ninguém sabe por que a Grande Mancha Vermelha é vermelha. Uma especulação é que ela arrasta material das profundezas da atmosfera para o alto, onde alguma reação, envolvendo os raios do Sol, produz a cor marcante. Se for esse o caso, a força da tempestade deve ser tremenda: ela se ergue 8 km acima das nuvens mais próximas.

Ainda de acordo com essa hipótese, o avermelhamento de Oval BA significaria um ganho de potência - agora a tempestade seria forte o bastante para arrastar o "corante" até o alto da atmosfera.

Especula-se que a Grande Mancha Vermelha exista há tanto tempo porque, ao contrário dos furacões de nosso planeta, ela nunca passa por cima de terra firme. É possível também que a Grande Mancha absorva tempestades menores.

O destino de Oval BA é incerto: ela poderá perdurar por séculos, como a irmã maior, dissipar-se ou ser engolida por uma outra tormenta.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315205/visualizar/