Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 02 de Março de 2006 às 16:38

    Imprimir


A senadora Serys Marli (PT-MT) informou que agricultores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul recorreram à Justiça para se ressarcir de prejuízos que teriam sido causados pela utilização de um defensivo agrícola ineficaz da multinacional Bayer CropScience. Incentivados pela propaganda da empresa, os produtores rurais recorreram, na safra 2003/2004, ao fungicida Stratego 250EC para proteger suas plantações de soja da ferrugem asiática. O produto não teria dado o resultado esperado e os prejuízos no Brasil inteiro, por causa da doença, superaram R$ 2 bilhões, segundo a senadora.

- Foi um grande ato de irresponsabilidade da Bayer. Inúmeros produtores rurais foram lesados pela multinacional na tentativa de combater a ferrugem asiática. Eles acreditaram na propaganda de que 'se é Bayer é bom' e serviram de cobaias na utilização do Stratego. O pior é que estão arcando sozinhos com o prejuízo. O fungicida foi vendido com a promessa de ser o melhor preventivo contra a ferrugem que atacava a soja - afirmou Serys.

Segundo a senadora pelo Mato Grosso, embora a multinacional admita que apenas 13 produtores rurais do Mato Grosso recorreram à Justiça, esse número é bem superior. Serys acrescentou que além dos processos movidos contra a própria Bayer, muitos outros têm com réus os estabelecimentos comerciais que venderam o produto.

Serys criticou ainda a forma como a Bayer teria respondido pela imprensa às acusações contra a eficácia do Stratego. A senadora disse que a multinacional alegou que a grande incidência de chuva na safra 2003/2004 teria sido responsável pelo produto não apresentar os resultados esperados. A empresa também teria responsabilizado os agricultores tratando-os por "caipiras ignorantes" sem conhecimento para utilizar corretamente o fungicida.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315507/visualizar/