Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 02 de Março de 2006 às 12:20

    Imprimir


Genebra - Serão exibidos, este ano, 33 filmes sobre os Direitos Humanos no IV Festival Internacional de Cinema, que acontece em Genebra entre os dias 10 e 18 de março. O evento é conhecido por sua dimensão política e plataforma internacional para denúncia e debate.

A programação do festival, apresentada hoje à imprensa, coincidirá com o início, em 13 de março, da 62.ª sessão da Comissão de Direitos Humanos da ONU, que anualmente se reúne nessa mesma cidade suíça.

O trabalho infantil na América Latina, o drama do Congo, o conflito na Chechênia, além do terrorismo e dos genocídios na região africana dos Grandes Lagos estão entre as pautas da programação. "A temática foi abordada com o objetivo de denunciar as violações desses direitos e de focalizar os instrumentos de que a sociedade civil dispõe para combater tais abusos", disse o responsável de conteúdos do evento, Yael Reinharz.

Entre as 11 produções que competem na seção oficial pelo prêmios Sérgio Vieira de Mello, destaca-se o último filme do israelense Amos Gitai, News from the House 2005.

Ainda entre os filmes presentes, figuram o espanhol En el Mundo a Cada Rato, dirigida conjuntamente por Patricia Ferreira, Javier Corcuera, Joan Ventura, Chus Gutiérrez e Javier Fesser; assim como a produção argentina El Último Confín, de Pablo Ratto.

Para o representante da Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH) nas Nações Unidas, Simia Ahmadi, este festival, "não apenas convida à mobilização, mas permite ainda obter informações sobre assuntos complexos, como a justiça internacional".

No aspecto didático do evento, ganham especial importância as mesas-redondas que se seguirão à exibição dos filmes, nas quais se espera a presença de políticos, defensores dos direitos humanos, representantes de ONGs, escritores e jornalistas.

Entre outros, deverão comparecer à mostra o colombiano Luis Moreno Ocampo, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e a suíça Carla del Ponte, procuradora do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII). A mostra contará com a participação da alta comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Louise Arbour; da ministra suíça de Exteriores, Micheline Calmy-Rey; da escritora irlandesa Samantha Power; e dos produtores Amos Gitai e Thierry Miller.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315572/visualizar/