Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 28 de Fevereiro de 2006 às 20:04

    Imprimir


SÃO PAULO - Está programado para o final de julho uma "caminhada no espaço" diferente, na qual o cosmonauta russo Pavel Vinogradov, que habita a Estação Espacial Internacional, irá colocar uma bola de golfe em órbita.

É esperado que a bola atinja a velocidade de 9,6 km por segundo e que percorra cerca de 3,3 bilhões de quilômetros antes de cair de volta na Terra. O evento faz parte de uma campanha promocional que envolve a agência espacial russa e uma fabricante canadense de tacos de golfe.

Segundo o jornal Florida Today, a bola é equipada com um transmissor para que tenha sua órbita acompanhada por um período entre 3 e 4 anos, antes de ser incinerada quando reentrar na atmosfera terrestre.

A pequena esfera se somará aos incontáveis detritos espaciais que permanecem em órbita. O chamado lixo espacial é uma das maiores preocupações dos técnicos: analistas da Nasa acreditam que o impacto da bolinha a 9,6 Km/segundo em algo como a estação internacional poderia ser catastrófico.

Mesmo assim, eles acham que a chance é de uma em 200 de perder a estação, que consumiu US$ 100 bilhões em investimentos, para um detrito que perfure sua carcaça externa.

Não é a primeira vez que uma tacada de golfe é dada no espaço: o astronauta Alan Shepard fez um lance na Lua, durante a missão da Apolo 14. O valores investidos pela fabricante canadense não foram revelados.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315966/visualizar/