Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 15:55

    Imprimir


Londres - Os homens das cavernas já preferiam as loiras mesmo antes de a idéia ser popularizada em um filme por Marlyn Monroe - pelo menos no norte da Europa, de acordo com um cientista canadense.

O antropólogo Peter Frost, da Universidade St. Andrews, na Grã-Bretanha, diz que, já no fim da Era Glacial, as mulheres com os cabelos loiros e olhos azuis tinham mais sucesso em atrair a atenção de potenciais parceiros sexuais do que as morenas.

Segundo Frost, até 10 ou 11 mil anos atrás, os humanos tinham cabelos e olhos escuros, mas uma rara mutação fez surgir os primeiros espécimes loiros e de olhos azuis no norte da Europa.

Os números de humanos loiros se multiplicaram em seguida porque as chances de as mulheres com estas características encontrarem parceiros sexuais se mostraram maiores, afirmou Frost em um estudo que vai ser publicado nesta semana na revista científica Evolution and Human Behaviour.

Seleção natural Frost afirma que, por volta do final da última Era Glacial, havia uma escassez de machos para a reprodução em algumas regiões, devido à dificuldade para conseguir caçar bisões, renas e mamutes, que compunham a dieta dos humanos de então.

Por esse motivo houve um processo de seleção natural e, no norte europeu, pelo menos, tinham vantagem as mulheres com cabelos loiros e olhos claros.

Frost diz ter chegado a essas conclusões porque no norte e no leste da Europa há uma variedade muito grande de tipos de cabelo e cores dos olhos originados em um curto espaço de tempo, o que, em sua opinião, indica que houve um processo de seleção sexual.

Mas o jornal britânico The Independent diz que, na opinião de alguns especialistas, a situação pode agora estar se invertendo, com os homens sendo mais atraídos pela inteligência de uma mulher, uma qualidade que associam mais às morenas do que às loiras.





Fonte: BBBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/316304/visualizar/