Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 08:36
Por: Márcio Moreira

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, deu posse sexta-feira (24) ao engenheiro civil Oscar Martins Soares no cargo de secretário Municipal de Transporte Urbano (SMTU), em substituição a Emanuel Pinheiro, que pediu descompatibilização da pasta para disputar cadeira de deputado estadual. Em seu discurso de posse, Oscar Soares afirmou que é um grande desafio assumir a SMTU.

Segundo ele, enfrentar desafios é uma forma de testar sua capacidade e contribuir com a administração pública para que no futuro o gestor não venha afirmar que não tentou fazer algo de melhor pela sociedade. “Foi com esse espírito que aceitei o convite, para continuar a transformar o trânsito e o transporte urbano da cidade, buscando dar qualidade, satisfação e torná-lo mais humano”, disse.

De acordo com o novo secretário, mensalmente são transportados em média seis milhões de passageiros. Ele afirmou ainda que existem pontos de ônibus no centro da cidade que recebem, no intervalo de uma hora, quase 25 mil pessoas. “Apesar de tanta gente, ainda há 25% da população que anda a pé, por não ter condições de sequer comprar uma passagem de ônibus. Eis o grande desafio que temos que lidar”, afirmou.

O engenheiro civil Oscar Soares disse que vai continuar as ações desenvolvidas pelo antecessor, a quem elogiou. O secretário afirmou ainda que vai buscar em conjunto com os empresários de transporte, soluções compatíveis, transparentes e com responsabilidade, para enfrentar os problemas existentes para a melhoria do serviço na Capital.

O prefeito Wilson Santos deu autonomia ao novo secretário para fazer qualquer mudança necessária na equipe. O gestor municipal disse que Oscar Soares vai dar continuidade ao programa de governo, que vinha sendo executado por Emanuel Pinheiro. Wilson ressaltou ainda que é uma área que precisa de muita atenção do poder público para efetuar as mudanças necessárias.

“Hoje transitam nas ruas de Cuiabá aproximadamente cento e oitenta mil veículos mais os quase trinta mil carros vindos do interior e outros estados brasileiros”, afirmou. De acordo o gestor municipal, Cuiabá possui um centro histórico antigo, com ruas estreitas que precisam de planejamento para dar fluidez ao trânsito na região central da cidade.

O prefeito ainda pediu ao novo secretário para que, uma vez por semana, utilize o transporte coletivo, de preferência as linhas mais sofridas. “Precisamos de informações precisas para inovarmos no setor. E só in loco poderemos saber as reais dificuldades enfrentadas pelos usuários”, explicou Wilson Santos. Conforme o gestor municipal, melhorar o trânsito e transporte não é tarefa apenas da prefeitura mas de toda sociedade.

Nesta gestão, Oscar Soares assumiu o cargo de presidente da Agência Municipal de Habitação no período de janeiro a novembro de 2005. O arquiteto e urbanista José Antonio Lemos dos Santos assumiu o cargo de secretário adjunto da SMTU. Lemos foi secretário do Aglomerado Urbano e primeiro presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU). Outra mudança na coordenação administrativa e financeira que passa a ser coordenada por Wagner Govea.

Radicalização - Durante a posse do novo secretário da SMTU, dezenas de estudantes ligados ao Comitê de Luta pelo Transporte Público realizaram uma violenta manifestação. O prefeito Wilson Santos se colocu à disposição do movimento para que ele e o secretário atendessem o grupo no período da tarde em qualquer horário. Os manifestantes se recusaram em dialogar.

Houve confronto entre os estudantes e a PM. Ao final da posse, o prefeito Wilson Santos foi ao encontro dos estudantes que ainda estavam no local para conversar com eles e, novamente, se colocou à disposição do movimento. Desta vez, para soltar dois estudantes que haviam sido presos pela PM. Ele pessoalmene fez um contato telefônico com o titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), promotor de justiça Célio Wilson.

O prefeito Wilson Santos mais uma vez reafirma que a base de sua administração é a democracia e que está disposto a dialogar com todos os segmentos da sociedade que queiram o diálogo.





Fonte: Comunicação-PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/316457/visualizar/