Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 18:04

    Imprimir


A Agência Espacial Européia (ESA) anunciou hoje que lançará em março de 2009 um segundo satélite CryoSat de estudo dos pólos, depois que o primeiro se perdeu após a explosão do foguete russo que devia colocá-lo em órbita em outubro passado. O projeto CryoSat-2 terá as mesmas missões que seu antecessor, ou seja, a vigilância da espessura das placas de gelo, continentais e marinhas, para estabelecer a relação entre o derretimento - e o conseqüente aumento do nível do mar - e a mudança climática, disse a ESA em comunicado.

"Esta missão tem uma grande importância, porque a comunidade científica européia e internacional esperava com impaciência a substituição da missão CryoSat. Ficamos felizes que tenha sido aprovada hoje", disse o diretor de programas de observação da Terra da ESA, Volker Liebig.

A aprovação do lançamento de um novo CryoSat "permitirá aproveitar devidamente as concorrências técnicas instaladas e desenvolvidas para a primeira missão", disse a ESA.

O satélite CryoSat-1 se perdeu em 8 de outubro quando o lançador Rockot, baseado em um míssil balístico intercontinental russo, explodiu durante a decolagem.

Graças à nova missão, a ESA espera também utilizar as instalações em Terra e a estrutura operacional implementada desde a primeira tentativa.

O satélite CryoSat observará durante três anos as variações de espessura das placas de gelo dos pólos de uma órbita particularmente inclinada.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/316892/visualizar/