Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 16:44

    Imprimir


PARIS - A Agência Espacial Européia (ESA) obteve autorização para construir e lançar o CryoSat-2, que terá a mesma missão do primeiro satélite CryoSat, perdido durante o lançamento, em 8 de outubro de 2005. A nova missão deverá partir em março de 2009.

A meta dos dois satélites CryoSat é medir a espessura do gelo sobre os continentes e o oceano, e ajudar a explicar a conexão entre o derretimento do gelo polar, a elevação do nível dos oceanos e a mudança climática global.

A missão total do novo satélite durará três anos. O CryoSat-2 terá uma órbita bem inclinada em relação ao equador, chegando às latitudes 88º, norte e sul (os pólos ficam nas latitudes de 90º).

O satélite trabalhará enviando sinais de radar em direção à superfície e registrando o eco. Conhecendo a posição da nave com grande precisão, o tempo entre emissão e eco revelará a altitude do ponto da superfície atingido pelo radar. Altímetyros de radar anteriores só eram capazes de gerar dados sobre superfícies razoavelmente homogêneas, mas o novo design dos sensores do CryoSat permitirá uma visão detalhada de encostas irregulares.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/316917/visualizar/