Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 23:50

    Imprimir


WASHINGTON - Bactérias podem ajudar a transformar um componente de copos, pratos e utensílios descartáveis em um plástico amigo do meio ambiente, reduzindo significativamente o impacto ambiental dessas sobras, de acordo com um estudo programado para aparecer na edição de 1º de abril da revista American Chemical Society.

Os micróbios, um tipo especial da bactéria do solo Pseudomonas putida, converteram a espuma de poliestireno em um plástico biodegradável, de acordo com Kevin O’Connor, da Universidade de Dublin, autor do estudo, que está entre os primeiros a investigar a possibilidade de converter restos de um plástico derivado de petróleo em uma forma biodegradável que pode ser reutilizada.

O’Connor e seus colegas da Irlanda e Alemanha, utilizaram a pirólise, processo que transforma materiais aquecendo-os na ausência de oxigênio, para converter o poliestireno em óleo de estireno. Os pesquisadores então submeteram esse óleo à P. Putida, bactéria que se alimenta de estireno, que transformou o óleo em uma plástico biodegradável conhecido como PHA. O processo pode também ser utilizado para converter outros tipo de plásticos descartáveis em PHA, de acordo com O’Connor.

O PHA tem numerosos usos na medicina e pode ser utilizado para produzir acessórios plásticos de cozinha, filme plástico e outros itens descartáveis. O plástico biodegradável é resistente a líquidos quentes, gordura e óleo, e pode ter longa vida útil. Mas ao contrário do poliestireno, ele imediatamente se degrada no solo, água, sistemas sépticos e adubos feitos em casa.

No mundo todo, são produzidas mais de 1,4 milhões de toneladas métricas de poliestireno anualmente, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317125/visualizar/