Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 23:44

    Imprimir


Brasília - O Brasil suspendeu nesta semana a entrada de carne de frango in natura, aves adultas vivas, penas e outros produtos sem tratamento, como material genético (ovos férteis e pintos de um dia, por exemplo), procedentes da Índia e do Iraque, informa o Departamento de Saúde Animal (DSA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esses dois países notificaram à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a ocorrência de casos de influenza, ou gripe, aviária.

Sempre que a OIE é comunicada sobre um caso de gripe do frango, o governo brasileiro suspende, logo em seguida, as importações de aves, carne de aves in natura e produtos não submetidos a tratamentos do país onde ocorreu o problema, esclarece o Departamento de Saúde Animal. Além de comunicar a decisão oficialmente aos governos desses países, por intermédio de suas embaixadas no Brasil e dos seus serviços veterinários oficiais, o Ministério envia aviso à Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e às Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFAs) nos Estados.

A Vigiagro e as SFAs são responsáveis pela fiscalização em aeroportos, portos e postos de fronteira. O governo brasileiro já tomou medida semelhante em relação à África do Sul, Egito, Grécia, Turquia e aos países asiáticos.

Maior exportador mundial de carne de frango, com vendas de US$ 3,509 bilhões em 2005, o equivalente a 2,846 milhões de toneladas, o Brasil importa pouco frango in natura e não compra aves adultas vivas de outros países. Mesmo assim, o Ministério é obrigado a proibir as importações dos mercados com casos de influenza aviária, em cumprimento às normas internacionais de sanidade animal da OIE.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317126/visualizar/