Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 18:14

    Imprimir


CHARLOTTESVILLE, EUA - Um grupo de pesquisadores, liderado pelo patologista Robin Felder, da Universidade da Virginia, demonstrou que examinar as muitas variações nos genes que controlam e a pressão sanguínea pode prever o risco de pressão alta causada por altos níveis de sal. Uma vez desenvolvido por completo, esse teste será o primeiro do tipo, disse Felder. O estudo foi publicado na edição desta quinta-feira da revista Clinical Chemistry.

Quando a pessoa possuía três ou mais variações nesses genes, o novo teste genético previu corretamente o risco de pressão alta devido à ingestão de sal em 94% dos casos.

Em uma outra amostragem, dois genes, no máximo, foram necessários para prever com uma precisão de 78% quais pessoas com hipertensão tinham um baixo nível de renina, substância que é comumente medida para ajudar a estabelecer a sensibilidade ao cloreto de sódio, ou sal comum. Além disso, os cientistas encontraram bases genéticas diferentes para baixa renina e sensibilidade ao sal. A sensibilidade ao sal é definida como uma aumento maior de 10% na pressão sanguínea após a ingestão de um alimento salgado.

Os pesquisadores também determinaram que o aumento na pressão sanguínea das pessoas e a incapacidade de eliminar o excesso de sal do corpo estão diretamente ligados ao número de variações encontrado no genes reguladores de sal desses pacientes, uma fenômeno chamado de gene de efeito dosador. Quanto mais variações genéticas, maior é o problema.

A equipe de pesquisadores pretende realizar novos estudos com pessoas de diferentes etnias, para demonstrar a efetividade do teste particularmente em afro-americanos, que têm maior incidência de hipertensão causada pelo sal.

Quando não diagnosticada, a pressão alta ou a sensibilidade ao sal podem levar a conseqüências devastadoras como derrame cerebral, cegueira, ataque cardíaco e falha dos rins.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317180/visualizar/