Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 22 de Fevereiro de 2006 às 07:16

    Imprimir


O Reino Unido contará com o primeiro centro mundial dedicado ao estudo de doenças como a gripe aviária, a encefalopatia espongiforme bovina (EEB) e a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars), informaram hoje fontes da Universidade de Liverpool.

O Centro Nacional de Pesquisa de Zoonose, estabelecido nesse centro de estudos no noroeste da Inglaterra, terá como objetivo a pesquisa de afecções em animais, mas que podem ser transmitidos aos humanos.

De todas as novas doenças infecciosas do homem, 75% são zoonoses, males que se apresentam nos animais e podem passar aos humanos em condições naturais.

O objetivo do novo centro é reunir o conhecimento de analistas médicos e veterinários a fim de pesquisar doenças como a gripe aviária, a EEB, mais conhecida como o mal da "vaca louca", e a Sars, também denominada Síndrome Respiratória Aguda Severa.

Segundo Tony Hart, professor de Microbiologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Liverpool, entre as prioridades está investigar como passam as bactérias dos animais para os humanos através da cadeia alimentícia.

Algumas doenças se podem transmitir a humanos por meio de aves, roedores e, inclusive, animais de estimação como cachorros e gatos, acrescentou Hart.

Os cientistas que trabalharão no centro facilitarão serviços de consulta aos Governos e à indústria.

A Agência de Desenvolvimento do Noroeste, órgão que facilita fundos para determinados projetos regionais, aportou 1,7 milhão de libras (por volta de 2,4 milhões de euros) para o centro, instalado no Hospital de Ensino Veterinário da Universidade de Liverpool.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317579/visualizar/