Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 21 de Fevereiro de 2006 às 20:30

    Imprimir


Criminosos estão usando a Internet para vender uma quantidade cada vez maior de medicamentos falsificados, incluindo versões pirateadas da droga para tratamento de gripe aviária Tamiflu, afirmou um especialista da ONU na terça-feira.

Suplementos vitamínicos e de saúde, chamados de "drogas de estilo de vida", como remédios para disfunção erétil e esteróides estão sendo comprados pela Internet, mas a maioria deles é falsa.

Antibióticos, medicamentos contra malária e analgésicos também são alvo de fraude por causa da enorme demanda. Enquanto isso, versões pirateadas do Tamiflu, da farmacêutica suíça Roche, também começam a ser cada vez mais distribuídos por causa do aumento dos temores da população sobre a disseminação da gripe aviária.

"Sim, há casos de falsificação de Tamiflu", disse Howard Zucker, diretor assistente da Organização Mundial de Saúde para tecnologia de saúde e fármacos.

Mas ele não deu detalhes sobre quantidades ou onde as drogas pirateadas foram encontradas.

A OMS estima que pelo menos 10 por cento dos medicamentos à venda no mundo são rotulados de maneira enganosa ou são falsos. Alguns podem causar doenças ou até matar consumidores.

Falando a jornalistas após uma reunião de cúpula em Roma, onde especialistas da indústria farmacêutica e de saúde concordaram em criar uma força-tarefa de combate a drogas pirateadas, Zucker disse fiscalização mais rigorosa é essencial.

"A Internet precisa ser considerada, com muito cuidado", disse Harvey Bale, diretor-geral da Federação Internacional das Associações de Fabricantes Farmacêuticos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317626/visualizar/