Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 21 de Fevereiro de 2006 às 06:40

    Imprimir


Pesquisadores da empresa de tecnologia norte-americana IBM descobriram que detém tecnologia suficiente para fazer processadores de computador menores e mais rápidos do que inicialmente pensavam. A IBM pode fazer chips com 29.9 nanômetros de largura, menos de um terço do que se usa hoje.

Os cientistas que revelaram a descoberta durante uma conferência em San Jose, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, disseram que a indústria teve uma queda em função da necessidade da troca para produtos mais caros.

O processo de litografia ótica, usado usualmente, tem potencial para gravar circuitos mais de um terço menor que o padrão de hoje, diz a IBM. "As pessoas não achavam que seria possível", disse o porta-voz da IBM, Mike Ross. "Isto significa maior capacidade de memória em um pacote menor."

"Nosso objetivo é usar o potencial da litografia ótica ao máximo, para não termos que buscar uma alternativa mais cara até que aboslutamente necessário", disse Robert Allen, gerente do centro de pesquisa Almaden, da IBM. "Este resultado é a prova mais forte de que a indústria pode ter pelo menos mais sete anos antes que tenha que fazer mudanças radicais nas técnicas de fabricação de chips."





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317851/visualizar/