Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 18 de Fevereiro de 2006 às 15:21

    Imprimir


O Brasil vai sediar a 8º reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8). O encontro será realizado em Curitiba (PR) entre os dias 20 e 31 de março e contará com a participação de representantes de 188 países. Entre os temas a serem discutidos na conferência estão a diversidade biológica de ilhas oceânicas, de terras áridas e sub-úmidas; a iniciativa mundial sobre taxonomia (classificação); acesso e repartição de benefícios; e educação e conscientização pública.

A conferência é a principal instância decisória dentro da Convenção sobre Diversidade Biológica, que estabelece normas e princípios para o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país signatário. O Brasil está entre os países que ratificaram a convenção.

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil , a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a conferência será uma oportunidade para o Brasil mostrar os grandes avanços feitos na área.

"O Brasil está trabalhando muito fortemente no objetivo de reduzir a perda de biodiversidade, de acordo com os compromissos da convenção. Já estabelecemos o mapa de todos os biomas brasileiros e estamos com uma política ousada de criação de unidades de conservação", disse.

Segundo a ministra, o país já tem políticas específicas para as principais áreas biológicas do país: o cerrado, a caatinga, o pantanal, a mata atlântica, a Amazônia e os campos sulinos.

Ela disse ainda acreditar que ao final do encontro seja feita uma espécie de Declaração de Curitiba contendo uma agenda voltada para a implementação dos compromissos da convenção.

Também será realizada em Curitiba a Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP 3), que faz parte dos fóruns de decisão da Convenção sobre Diversidade Biológica. De 13 a 17 de março serão discutidas as cumprimento e implementação das decisões do Protocolo.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/318188/visualizar/