Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 17 de Fevereiro de 2006 às 08:20

    Imprimir


As geleiras da Groenlândia estão se movimentando em direção ao oceano Atlântico mais rapidamente do que era previsto, segundo estudo da Nasa e da Universidade do Kansas publicado na revista Science. Cientistas acreditavam que as geleiras pudessem derreter completamente daqui a mil anos, mas os últimos indícios sugerem que isso pode acontecer muito antes.

A velocidade no derretimento das geleiras implica uma elevação mais rápida do nível do oceano. O estudo afirma que a quantidade de gelo que chega ao Atlântico dobrou nos últimos cinco anos. De acordo com a pesquisa, o derretimento completo das geleiras elevaria o nível do mar em sete metros.

"É necessário muito tempo para que uma camada de gelo se forme e derreta, mas as geleiras podem reagir rapidamente a mudanças de temperatura", disse Eric Rignot, do Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa e co-autor da pesquisa.

O aquecimento global parece ter acelerado o derretimento das geleiras no sul da Groenlândia desde 1996. Mas, segundo os cientistas, o aumento na temperatura do ar no sudeste da Groenlândia verificado desde o ano 2000 pode ser responsável pela aceleração no derretimento das geleiras também mais ao norte da ilha.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/318410/visualizar/