Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 13 de Fevereiro de 2006 às 12:42

    Imprimir


A Intel espera colocar seu primeiro processador de núcleo quádruplo no mercado em 2007, disse um importante executivo da empresa, que luta por reconquistar mercado. A Intel também espera vender 60 milhões de chips de núcleo duplo este ano, o que representaria um quarto de suas vendas totais de processadores, disse o vice-presidente de tecnologia Justin Rattner a repórteres.

"Claramente, o interesse dos processadores de múltiplos núcleos está crescendo", disse.

O novo chip, chamado Clovertown, agrupa quatro processadores em um único pacote, permitindo que computadores processem dados mais rápido ou executem mais aplicativos ao mesmo tempo, usando menos energia que um design de núcleo único.

O Clovertown é dirigido a servidores que acionam redes empresariais e hospedam sites. Será vendido em servidores com baias para dois processadores, o que significa que os computadores terão até oito núcleos processando dados simultaneamente.

Rattner, que exibiu um computador funcionando com dois dos primeiros quatros chips Clovertown produzidos, se recusou a dizer se os quatro núcleos eram parte da mesma placa ou se o Clovertown consiste de duas placas duplas unidas.

Colocar os núcleos na mesma placa é mais eficiente já que isso permite que compartilhem informações e recursos com mais facilidade.

A Intel recentemente lançou um chip com dois núcleos na mesma placa, substituindo um modelo que consistia basicamente de dois chips individuais colados e era visto como tentativa apressada de acompanhar os avanços da concorrente Advanced Micro Devices .

Os chips de núcleo duplo da AMD serviram para ajudar a empresa a conquistar mercado da Intel, especialmente no segmento de servidores. Embora a Intel detenha cerca de 85 por cento do mercado de computadores pessoais, nos servidores sua fatia caiu a 75 por cento, de acordo com estimativas de empresas de pesquisa de mercado.

"Comparando a linha de produtos da Intel à da AMD, fica claro que a força maior da Intel são os laptops e seu ponto fraco os servidores. Por isso, compreendo que a Intel queira criar a impressão de que está reduzindo essa distância", disse Nathan Brookwood, analista da Insight64.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/319064/visualizar/