Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 09 de Fevereiro de 2006 às 09:58

    Imprimir


Pelo menos duas pessoas morreram hoje e cerca de 40 ficaram feridas em Herat (oeste do Afeganistão), por causa de enfrentamentos entre as comunidades xiitas e sunitas, indicaram fontes policiais afegãs. Os enfrentamentos terminaram na queima de mesquitas e no lançamento de granadas coincidindo com a festividade islâmica xiita da Ashura, com a qual se lembra a morte do Imame Hussein, neto do profeta Maomé.

A violência começou em um campo de refugiados em Herat e depois se estendeu a outras regiões da cidade, onde, segundo fontes médicas citadas pela rede britânica BBC, a Polícia atirou para acabar com os enfrentamentos.

Ao contrário do que ocorre no vizinho Paquistão, os enfrentamentos entre xiitas e sunitas não são freqüentes no Afeganistão, onde a grande parte da população (80%) é sunita.

No norte do Paquistão, pelo menos 22 pessoas morreram hoje e outras 52 ficaram feridas em um atentado suicida durante a procissão dos xiitas do Ashura, que se atribui a essa rivalidade religiosa.

A Ashura é celebrada em vários países islâmicos o décimo dia do mês de Muharram, o primeiro do calendário islâmico, para comemorar o martírio há 14 séculos do Imame Hussein na batalha de Karbala contra o califa Yazid I.

Nos últimos dias foram registrados graves distúrbios no Afeganistão para protestar pelas polêmicas charges de Maomé publicadas na imprensa européia, que causaram pelo menos 12 mortos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/319730/visualizar/