Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 08 de Fevereiro de 2006 às 16:53

    Imprimir


O ex-presidente René Préval teria vencido as eleições presidenciais realizadas na terça-feira passada no Haiti, cujos habitantes também elegeram o Legislativo, informaram hoje órgãos que supervisionaram o pleito. Fontes da Rede de Observadores Nacionais (RON) disseram hoje que, de acordo com os dados de uma amostragem de votos feita por esta organização, a vitória de Préval está garantida, em segundo lugar ficaria o também ex-presidente haitiano Leslie Manigat, e em terceiro lugar, o empresário independente Charles Baker.

Os dados preliminares em poder dos observadores indicam que Préval se aproximaria da maioria absoluta - 50% mais um dos votos -, mas isso não descarta que haja um segundo turno entre os dois ex-governantes, previsto para 19 de março.

A participação dos eleitores na votação foi de mais de 70%, segundo as mesmas fontes.

Os observadores da RON consideram que, apesar das dificuldades que se apresentaram principalmente em Porto Príncipe devido à grande participação, os resultados podem ser aceitos de acordo com os mesmos critérios aplicados em qualquer processo eleitoral em outros lugares do mundo.

A RON explicou que alguns centros de votação continuaram abertos até as 22h da terça-feira (1h de Brasília de hoje), apesar de que estava previsto o fechamento simultâneo em todo o país seis horas antes.

"Mas isto permitiu que todos os cidadãos que quiseram pudessem votar, e que suportaram grandes filas durante o dia todo", acrescentaram as fontes.

As presidenciais haitianas tiveram a apresentação de 33 candidatos, enquanto para as legislativas 1.300 candidatos disputaram 30 cadeiras no Senado e 99 na Câmara dos Deputados.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/319856/visualizar/