Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 03 de Fevereiro de 2006 às 14:48

    Imprimir


Oslo - O aventureiro norueguês Rune Gjeldnes concluiu uma solitária caminhada de 93 dias pela Antártida, reivindicando dois recordes mundiais. Com a travessia de 4.804 quilômetros, Gjeldnes transformou-se na primeira pessoa a atravessar tanto o Ártico quanto a Antártida sem ajuda externa, alega sua equipe. O aventureiro de 34 anos também teria batido o recorde mundial de caminhada sobre esqui.

O norueguês enfrentou frio extremo, fendas profundas, ventos congelantes e um monótono cotidiano de paisagens brancas. Sua única companhia foi um tocador de música digital com mais de 500 canções gravadas. "Eu finalmente consegui", comemorou ele num telefonema a sua equipe ao término da caminhada. "Isso é bom demais depois de uma expedição tão longa. A incerteza, a ansiedade e o medo de fracasso ficaram para trás", disse Gjeldnes por seu telefone via satélite.

Em 2000, o aventureiro, um ex-soldado de elite da Marinha Real Norueguesa, atravessou a capa de gelo sobre o Oceano Ártico da Rússia até o Canadá, a bordo de um esqui e ao lado de um companheiro de expedição. Sua caminhada pela Antártida começou em 4 de novembro do ano passado. Ele alcançou o Pólo Sul em 20 de dezembro e chegou hoje ao outro lado do continente gelado. Borge Ousland, outro norueguês, tornou-se o primeiro homem a atravessar a Antártida sozinho e sem ajuda externa em 1997. Mas ele escolheu uma rota menos longa, com 2.845 quilômetros.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/320923/visualizar/