Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 02 de Fevereiro de 2006 às 15:45

    Imprimir


Com um compasso cativante, o samba, modalidade da dança que exige treino e muita agilidade nos pés é sempre destaque no carnaval. Para preparar os foliões, o Sesc Arsenal e a Cia. Rodinei Barbosa se uniram para realizar a quarta edição anual da Oficina Samba no Pé, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com turmas divididas em iniciante e intermediária, em dois horários das 19:00 e 20:30 horas. Além de promover a socialização dos envolvidos, a atividade proporcionará aos participantes o ensino das técnicas da dança do samba, o aumento do nível geral de entendimento da realidade física, social, desenvolvimento do ritmo e da coordenação motora.

Apesar do samba ser comemorado nacionalmente no dia 2 de dezembro, o ritmo tem um maior destaque em fevereiro, quando é festejado o carnaval. A festa é uma manifestação da cultura popular do país e embora algumas regiões incorporarem elementos da cultura local, o gênero samba continua sendo a linguagem-mãe da folia. O ritmo se caracteriza pelo último tempo de seu som parecer faltar e é neste momento que o ouvinte é instigado a dançar e a completar a ausência da marcação com o movimento do corpo.

De acordo com o professor de dança, Rodinei Barbosa, este ano a oficina terá um diferencial com a entrada da turma de intermediários que poderão colocar em prática o que já aprenderam em oficinas passadas e ainda estudar evoluções, movimentos e performances. “Os alunos serão instruídos para o ritmo de samba e outros ritmos que o envolve, como marchinhas e samba enredo. Serão passadas também noções sobre o movimento do corpo que poderão ser usados tanto para homens como para mulheres de todas as idades”, explica o professor.

Outro conteúdo ficará por conta das coreografias de marchinhas carnavalescas que poderão ser muito praticadas logo ao final do curso, quando acontece o Baile da Saudade, uma espécie de formatura da oficina, aberta ao público e está agendada para acontecer no dia 18 de fevereiro, no salão social do Sesc Arsenal. Como toda expressão, a dança também pode ser utilizada como uma atividade física e preparar o folião para o desfile na passarela, na brincadeira do salão, ou mesmo na folia da rua. Com a oficina, o aluno aprenderá muitas gingas e ainda ganhará maior disposição para enfrentar a maratona de carnaval.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/321137/visualizar/