Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Carros & Motos
Sábado - 05 de Janeiro de 2013 às 14:06

    Imprimir


Toyota desenvolve tecnologia para carro que anda sozinho Foto: Divulgação

Toyota desenvolve tecnologia para carro que anda sozinho (Foto: Divulgação)

A fabricante de carros Toyota revelou os primeiros detalhes da tecnologia chamada auto-drive, que será apresentada na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, na próxima semana. A montadora revelou um vídeo de um carro modelo Lexus equipado com o equipamento de segurança, capaz de minimizar acidentes, segundo especialistas. A tecnologia inclui um radar de bordo e câmeras de vídeo para monitorar a estrada, os arredores e o motorista. O carro também pode se comunicar com outros veículos, de acordo com um porta-voz da Toyota.

"Nós estamos olhando para um carro que iria eliminar acidentes", disse o porta-voz. "Zero-colisões é o nosso objetivo final". O vídeo mostra um protótipo Lexus LS, equipado com o que a Toyota descreve como "sistema de transporte inteligente" (ITS, na sigla em inglês). O protótipo é capaz de monitorar se o motorista está acordado, para manter o carro na estrada, e parar em sinais de trânsito. A tecnologia foi desenvolvida para ser utilizada em conjunto com um condutor, mas o carro pode se controlar sozinho, disse o porta-voz. Uma série de balizadores óticos instalados na beira da estrada ajudaria o carro detectar as posições dos pedestres e obstáculos, e transmitir informações ao protótipo sobre se um semáforo está vermelho ou verde. No entanto, o carro também pode monitorar as posições independentemente dos balizadores.

Nova era
"Não estamos como os Jetsons ainda, mas nosso carro está liderando a indústria em uma nova era", afirmou a Toyota em Tweet, na quinta-feira, fazendo referência ao desenho animado no qual os protagonistas usam veículos totalmente automatizados. Toyota também desenvolveu tecnologia que permite ao carro comunicar-se com o smartphone do motorista para oferecer recursos de realidade aumentada. A Toyota é um dos vários fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia pesquisando veículos autônomos. Audi deverá demonstrar um carro que estaciona sozinho na CES, informou o Wall Street Journal nesta sexta-feira.

Já o Google recebeu uma patente carro autônomo em 2011, e garantiu uma autorização para uso de seu carro de auto-drive em maio de 2012. No mesmo mês, a Volvo testou um comboio de carros auto-drive em uma estrada espanhola. Auto-condução de carros poderiam melhorar drasticamente a segurança rodoviária, de acordo com o professor Paul Newman, que lidera um projeto da Universidade de Oxford sobre este tipo de veículos. "Os computadores vão estar sempre vigilantes", disse Newman. Os sistemas do carro podem ser projetados de modo que uma falha não resulte em um acidente, acrescentou o pesquisador.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/32131/visualizar/