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Nacional
Quarta - 01 de Fevereiro de 2006 às 17:39

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Para acompanhar o crescimento do mercado de agronegócios, a Cocamar cooperativa agroindustrial, com sede na cidade de Maringá, no Paraná, decidiu expandir o parque industrial para atendimento do mercado interno e externo. Para isso contou com a Brasil Telecom, que contribuiu na implementação do seu sistema de comunicação.

Para resolver o problema da dificuldade de comunicação entre as 53 unidades e garantir a segurança dos dados, foi implantada uma rede Frame Relay com velocidades de acesso em 256 Kbps para as unidades com maior volume de tráfego e 128 Kbps para as menores e 2 MB nos concentradores e acesso à internet. Hoje esta rede é responsável pelo transporte de dados e voz e proporcionou a interligação de todas as unidades. Como primeiro passo para o projeto de processamento principal centralizado, decidiu-se por locar e hospedar seu servidor de Proxy / Web no Cyber Data Center da Brasil Telecom, localizado na capital paranaense. “Fizemos um estudo detalhado antes de implantar o sistema consultando outras empresas. Optamos pela Brasil Telecom porque, além dela cobrir todas as áreas onde atuam nossos cooperados, não foi necessário um investimento inicial em termos de equipamentos e de infra-estrutura, o que por si já era uma grande economia”, declarou Alair Aparecido Zago, gerente administrativo da Cocamar, também responsável pelas áreas de TI, Organizações e Métodos, Telecomunicações e Serviços.

As soluções adotadas garantiram à Cocamar a interligação das unidades, qualidade das informações on-line e manutenção de todos os dados importantes para a empresa, sem o risco de qualquer interferência externa. “Conseguimos atingir o objetivo de interligar nossos cooperados de forma on-line e com segurança no fluxo das informações, através das nossas unidades. Antes, cada entreposto tinha uma conexão, o que acabava tornando o sistema vulnerável. Agora é a Brasil Telecom que gerencia todo o processamento principal da empresa”, declarou Zago.

Como resultado das modificações adotadas, a Cocamar reduziu o investimento em infra-estrutura de TI, além de otimizar o foco da inteligência do pessoal da TI para seu próprio negócio. “Com a utilização do novo sistema de comunicação passamos a utilizar a tecnologia VoIP (Voz trafegando na rede corporativa da Cocamar), o que significou em termos de comunicação de voz, uma economia na ordem de 35 a 40%”, ressaltou Alair Zago, lembrando que agora com as operações on-line todos os negócios podem ser gerenciados em tempo real, pois antes o sistema replicava apenas uma vez por dia.

A Cocamar foi o primeiro cliente do setor de agronegócios do Paraná a utilizar o Cyber Data Center em grande escala, o que possibilitou a escolha de equipamentos e pacotes de softwares de acordo com a necessidade do negócio, evitando desperdícios e gastos desnecessários. “Hoje nós já colocamos nossos principais servidores dentro do Cyber, como também estamos utilizando-o para armazenamento e para backup. Como não tivemos um investimento inicial para a implantação do sistema em si, nossa economia em relação à utilização do sistema foi imediata, logo que começamos a operá-lo”, comentou Alair.

Sobre a Cocamar

Criada em 1963, a Cocamar surgiu pela mobilização de um pequeno grupo de produtores de café. Hoje conta com 3.500 colaboradores diretos, 7.000 cooperados e faturamento anual acima de um bilhão de reais. Estruturada principalmente para a recepção e o armazenamento de grãos, a cooperativa atualmente possui um grande parque industrial e produz sucos, óleos vegetais, maioneses, molhos, fios, cana de açúcar, farelos, álcool gel, etc., atendendo o mercado nacional e internacional.

Sobre a Brasil Telecom A Brasil Telecom é a primeira empresa brasileira completa de telecomunicações que atende de forma integrada todas as demandas do mercado com soluções convergentes de suas operações fixa e móvel, dados e voz, longa distância nacional e internacional, data center, internet grátis, banda larga e acesso discado.

Presta serviços de telefonia fixa local e de telefonia móvel no Distrito Federal e nos Estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e oferece, para todo o País, serviços de longa distância nacional e internacional com o código 14

Além disso, provê conexão à internet em alta velocidade com o Turbo, que usa a tecnologia ADSL (hoje com 1.000.000 de acessos), oferece conteúdo 100% banda larga pelos provedores BrTurbo e BrTurbo Empresas, e acesso sem fio com tecnologia WiFi com o BrTurbo ASAS. Também compõem o Grupo Brasil Telecom o iG e o iBest, que juntos fazem da Brasil Telecom a maior provedora de internet da América Latina.

A Brasil Telecom conta com mais de 10,8 milhões de linhas fixas instaladas e a segunda maior base de acessos banda larga da América Latina. Em pouco mais de um ano de operação comercial plena, já superou a marca de 2 milhões de clientes de telefonia móvel, desempenho que surpreendeu o mercado mundial de telecomunicações e que lhe garantiu a primeira posição em conquista de market share entre operadoras que foram "quarta entrante" em seus mercados.

A transparência e o acesso irrestrito às informações na relação com investidores e acionistas reforçam a solidez e a segurança do investimento na Brasil Telecom. A empresa foi a primeira operadora de telefonia fixa brasileira resultante da privatização do Sistema Telebrás a listar ADRs (American Depositary Receipts representativos de ações preferenciais) naBolsa de Nova York (NYSE), em 2001, e é pioneira no setor ao aderir ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa, em 2002.





Fonte: Brasil Telecom

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