Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 22:50

    Imprimir


Os mato-grossenses terão este ano um motivo a mais para acompanhar a 34ª edição do Festival de Cinema de Gramado. É o curta-metragem ‘Pai’, filme produzido e dirigido pelo cineasta Luis Rangel a partir de um roteiro escrito pela rondonopolitana Cleide Rodrigues Barbosa, 25. O filme foi gravado e editado em sistema digital e agora está sendo transposto para película para exibição nas principais salas de cinema do país após o Festival de Gramado, que será realizado em agosto.

Além de ser a primeira participação de uma rondonopolitana no mais importante festival do país, o curta-metragem também marca a estréia da própria Cleide Barbosa na sétima arte. Ela conta que sempre gostou de escrever, mas não imaginava que se tornaria roteirista de filmes.



“Participei de uma oficina de cinema promovida pelo Luis Rangel mais por curiosidade. Porém, logo notei que aquilo tinha tudo a ver comigo e a paixão foi imediata. Ele gostou do meu trabalho e mal acreditei quando soube que meu roteiro iria mesmo se transformar num filme”, conta Cleide Barbosa.

Nascida em Rondonópolis, formada em teologia e ainda hoje morando com os pais no bairro Santa Cruz, Cleide chegou a participar do processo de gravação do curta-metragem, que tem a maior parte das locações na própria cidade de Gramado.

“Estar no set de filmagens foi uma experiência inesquecível. É incrível ver o que você escreveu ganhando vida através da interpretação dos atores, da composição dos cenários e da condução do diretor. Aliás o Luis Rangel, além de muito experiente, é também muito atencioso e me ajudou bastante”, relata.

Cleide Rodrigues já confirmou presença no Festival de Gramado e já sonha com a possibilidade de ser incluída no rol dos melhores roteiristas do ano. Enquanto a data não chega, ela aproveita o tempo preparando novos projetos.

“Estou trabalhando em um novo roteiro, agora para um longa metragem. Em março irei novamente para o Rio Grande do Sul para participar de outra oficina de cinema e discutir este novo trabalho”, antecipou.

O filme

O curta-metragem ‘Pai’ trata de conflitos familiares decorrentes da infidelidade conjugal, sob a ótica de adolescentes. Tanto a roteirista como o diretor preferem não dar mais detalhes para não estragar a surpresa dos futuros espectadores.

“O que posso antecipar é que se trata de um drama familiar abordado de forma atual e com muitas reviravoltas. No decorrer do filme falamos de amor, de diálogo entre pais e filhos e das surpresas que o destino reserva à todos nós”, disse o diretor Luis Rangel.

A equipe técnica e os atores são todos do Rio Grande do Sul. Por enquanto ainda não há previsão para a exibição do filme em Mato Grosso, mas o diretor disse que esta possibilidade existe.

“A maior recompensa para quem trabalha com o cinema e ver sua obra ao alcance do maior número de pessoas possível. Então, havendo interesse, poderemos programar sessões públicas ou ceder uma cópia para a exibição em universidades e escolas de Mato Grosso”, disse Luis Rangel.

Além do Festival de Gramado, o curta será exibido este ano no Festival de Cinema de Santos, no festival estudantil de Ponta Grossa PR, na mostra José Lewgoy em Porto Alegre, e também no Prêmio Santander.




Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/321650/visualizar/