Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 30 de Janeiro de 2006 às 19:30

    Imprimir


Ayman Al Zawahri, que ocupa o segundo lugar na hierarquia da Al Qaeda, divulgou vídeo, transmitido na segunda-feira pela TV Al Jazeera, no qual afirma ter sobrevivido ao bombardeio norte-americano contra ele neste mês no Paquistão. O vídeo menciona a proposta de trégua feita por Osama bin Laden numa gravação realizada, segundo a Al Jazeera, em janeiro.



"Aviões dos EUA lançaram um bombardeio contra uma aldeia próxima a Peshawar depois do [feriado islâmico do] Eid Al Adha, no qual 18 homens, mulheres e crianças muçulmanos morreram, naquilo que [os norte-americanos] chamam de guerra ao terrorismo", disse ele.

"Disseram que isso era para matar a mim e a quatro irmãos, mas agora todo o mundo descobriu suas mentiras", afirmou.

"Encontrarei meu destino [a morte] conforme decidido por Deus Todo-Poderoso, mas se minha hora não chegou, nem você, [presidente George W.] Bush, nem todas as potências da Terra podem torná-la um segundo mais próxima."

Zawahri aparecia no vídeo vestido de branco e falando diretamente para a câmera, diante de um fundo preto. O vídeo tinha legendas em inglês.

As autoridades dos EUA não comentaram a notícia.

O egípcio Zawahri e o saudita Bin Laden estão supostamente escondidos na região montanhosa da fronteira entre Afeganistão e Paquistão. Neste mês, fontes paquistanesas de inteligência disseram que quatro importantes militantes da Al Qaeda teriam sido mortos num bombardeio dos EUA que tinha Zawahri como alvo.

Esse vídeo foi a segunda aparição de Zawahri neste mês. No dia 6, a Al Jazeera já havia divulgado imagens na qual ele dizia que os EUA estavam sendo derrotados pelos muçulmanos no Iraque.

No novo vídeo, ele volta a criticar os EUA por cantarem vitória sobre os militantes.

Falando ao povo norte-americano, Zawahri disse que Bin Laden ofereceu uma "saída honrosa" do Iraque, mas que "a resposta dos seus líderes foi a de que não negociam com terroristas e que estão ganhando a guerra contra o terror".

Na gravação de áudio divulgada pela Al Jazeera em 19 de janeiro, Bin Laden dizia que a Al Qaeda prepara novos atentados dentro dos EUA, mas oferecia uma trégua condicional aos norte-americanos, que foi rejeitada pela Casa Branca. "Bush e sua gangue estão derramando o seu sangue e gastando seu dinheiro em aventuras fracassadas, além de levá-los para um conflito para o qual vocês não estão preparados", disse ele.

"Mãe norte-americana, se você for contatada pelo Departamento de Defesa e informada de que vai receber seu filho em um caixão, culpe George Bush."




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/321916/visualizar/