Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Janeiro de 2006 às 20:09

    Imprimir


A África do Sul, sede da próxima Copa do Mundo de futebol, em 2010, está desmoralizada pela eliminação da Copa Africana de Nações ainda na primeira fase, com duas derrotas.

O The Star, jornal de maior tiragem no país, teve como manchete "Bye Bye Bafana", numa seleção ao apelido de "Bafana Bafana" (os rapazes) dado à seleção.

Em jogo disputado ontem pelo grupo C da primeira fase, os sul-africanos perderam por 2 a 0 para a Tunísia, repetindo o placar de sua estréia, quando foram derrotados pela Guiné. Com isso, a seleção está fora da competição e apenas cumprirá tabela contra a Zâmbia, na segunda-feira.

"Espero que deixemos de continuar experimentando até 2010", afirmou Gavin Hunt, técnico do Swallows, um dos principais clubes sul-africanos, ao comentar o desempenho da seleção nos últimos meses.

A África do Sul perdeu a vaga para a Copa de 2006 e depositava todas as suas esperanças na Copa Africana, mas só decepcionou.

Entre as razões para a má fase do país no futebol, estão a constante troca de treinadores, a falta de interesse dos jogadores em atuar na seleção e inexperiência de seus convocados.

"Não há paixão no futebol da África do Sul", afirmou o ex-meio-campo Linda Buthelezi.

"Já está passando a hora de a Federação de Futebol da África do Sul se sentar e analisar tudo de ruim que fez em nosso futebol", afirmou Pollen Ndlanya, outro ex-jogador da seleção.

A Copa Africana de Nações do Egito marcou a estréia do técnico romeno Ted Dimitru, de 69 anos, que assumiu em novembro passado, quando o inglês Stuart Baxter deixou o comando após nove meses.

Mas Dimitru estava acertado apenas até o fim da Copa Africana de Nações, e agora a federação local terá de pensar num outro nome. Comentaristas esportivos do país afirmam que, se a situação atual persistir, a Copa Africana de Nações de 2008 já está perdida, e o objetivo deve ser uma participação digna no Mundial de 2010.

"Chegou a hora de nos focarmos em ensinar aos jovens sul-africanos as lições mais básicas", disse o ex-capitão da seleção Neil Tovey, que fez parte da equipe que obteve a Copa Africana de 1996, último título de expressão da África do Sul.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/322107/visualizar/