Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 05:30

    Imprimir


RIO DE JANEIRO - Jaqueline Mourão foi a primeira mountain biker brasileira a disputar os Jogos Olímpicos tradicionais (em Atenas, 2004). Agora, se torna a primeira atleta do Brasil a se classificar não apenas para Jogos de verão, mas também para os de Inverno. A confirmação da vaga aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 16. Depois de algumas competições na Europa, Jaqueline assumiu a liderança do ranking brasileiro com 318,14 pontos, à frente de Franziska Lustosa e Roberta Gonçalves, que também brigavam por um lugar em Turim-2006. Entre os homens, somente o paulista Matheus Inocênio participou das duas versões olímpicas: em Atenas, nos 110m com barreiras, e em Salt Lake City, em 2002, no bobsled (trenó de quatro pessoas).

A atleta mineira (de Belo Horizonte) descobriu o esqui cross country somente em 2005 e, ela garante, com a mesma fascinação com que viu a neve pela primeira vez. "Ainda tenho pouco experiência com o cross country. Tudo ainda é novidade para mim. Agora é me concentrar para fazer meu melhor lá em Turim", disse Jaqueline, de 30 anos.

Entre os planos para o futuro, filhos e a estréia na literatura infantil. "Às vezes me pego contemplando os desenhos que o gelo forma na janela da minha casa ou os pequenos cristais de gelo caindo. O inverno é lindo!". Como se pode ver nesse trecho de uma de suas respostas, enviadas por e-mail de Quebec, no Canadá, não lhe falta intimidade com as letras.

Você foi a primeira mountain biker brasileira em Olimpíadas e agora é a primeira a se classificar para jogos de verão e inverno. Já caiu a ficha?

Jaqueline - Tudo aconteceu muito rápido e ainda me encontro algumas vezes pensando: "Nunca esperei isso, já estava tão feliz com uma Olimpíada!". Agradeço a Deus todos os dias por ter me protegido e guiado meu caminho. Eu sou movida a desafios e encontrei um novo esporte pelo qual simplesmente estou fascinada. Agora é me concentrar para fazer o meu melhor lá em Turim.

Como você concilia as atividades nos seus dois esportes? Você quer estar no Pan 2007? Não seria melhor se dedicar a apenas um deles?

Jaqueline - As duas modalidades são totalmente compatíveis e várias atletas do cenário internacional combinam o cross country esqui e o cross country Mountain Bike para melhora de performance e capacidade física. Um exemplo é a atleta Katerina Neumannova, que é medalhista olímpica de cross country esqui e atleta de ponta do cross country Mountain Bike americano. Na verdade uma modalidade ajuda a outra, pois trabalha praticamente as mesmas capacidades físicas, os métodos de treinamento são bem parecidos, e mentalmente ajuda bastante variar de modalidade esportiva. O Pan 2007 é o meu principal objetivo no Mountain Bike.

Qual a sua programação até os Jogos de Inverno?

Jaqueline - Irei ainda participar de duas provas regionais (21/01 e 28/01). Eu embarco para Torino dia 04/02. Eu vou participar da cerimônia de hasteamento da bandeira do Brasil no dia 06/02 e da cerimônia de abertura oficial dos Jogos dia 10/06. Minha prova será dia 16/02 (10km esqui clássico).

Como está sua expectativa para os Jogos, com relação ao seu desempenho e ao nível geral das competições em Turim?

Jaqueline - Eu estou muito motivada, feliz por poder participar e mais uma vez fazer história no cenário do esporte brasileiro. Nós estamos competindo com atletas que desde criança têm contato com a neve e estão acostumados com tudo. Somente estar lá já é uma vitória, acho que somos corajosos e estamos rompendo barreiras. É sempre uma honra poder representar o meu país e com certeza darei sempre o meu melhor e com muito orgulho da nossa terra. O nível será altíssimo e quero com esta experiência aprender muito e melhorar a cada dia minha técnica e ir com tudo para as Olimpíadas de Inverno de 2010 (em Vancouver, no Canadá).

Você poderia citar quem serão as atletas favoritas em Turim?

Jaqueline - Beckie Scott, do Canadá, Marit Bjoergen, da Noruega, e Katerina Neumannova, da República Tcheca.

Como e por que você optou pelo cross country? Houve influência de alguém na sua família?

Jaqueline - Eu comecei a praticar o esqui cross country a partir da necessidade de buscar um esporte de inverno para dar continuidade aos meus treinamentos no Canadá, na época de transição entre as temporadas de Mountain Bike. Em maio do ano passado, quando caiu uma inesperada tempestade de neve em Quebec, durante três dias, eu não pude treinar bike, então decidimos esquiar. Eu simplesmente adorei! A partir daí entrei em contato com a CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) para me filiar visando a participar de algumas provas regionais. Eu não tenho muita experiência no esporte, mas tenho um grande incentivador em casa. Meu marido, Guido Visser, é atleta de esqui cross country, representou o Canadá nas Olimpíadas de Inverno de Nagano-1998 e foi campeão mundial master em 2002.

Seu começo no cross country foi muito difícil?

Jaqueline - Com certeza. A primeira sensação é de instabilidade e a primeira pergunta é: onde fica o freio? Foram meses muito intensos, de muito aprendizado e dedicação, sabia que tinha pouco tempo e que deveria me dedicar 100% para ter chance de me classificar para Turim. Havia os tombos...Comecei logo esquiando com temperatura abaixo dos 15 graus; participando da primeira Copa da Europa de cross country esqui depois de apenas 30 dias de esqui na neve - e vendo neve pela primeira vez aos vinte e tantos anos de idade! Foram várias experiências e tudo ainda é novidade! Às vezes me pego contemplando os desenhos que o gelo forma na janela da minha casa ou os pequenos cristais de gelo caindo. O inverno é lindo! Eu fiz meu primeiro boneco de neve há apenas três meses!

Você tem alguma atividade profissional ou estudantil paralelamente ao esporte?

Jaqueline - Eu sou mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (área de concentração: treinamento esportivo) e treinadora de Mountain Bike, formada pelo Centro Mundial de Ciclismo através do Programa de Solidariedade do Comitê Olímpico Internacional. Hoje sou 100% atleta, mas ainda participo de cursos de aprimoramento e de algumas clínicas de Mountain Bike. Para o futuro, tenho planos de trabalhar em ação conjunta com as Confederações, na área de treinamento, passar minha experiência para os mais jovens, ajudar atletas a se desenvolverem, promover a prática esportiva e escrever um livro infantil. E planejo ter filhos após as Olimpíadas de 2010.

Depois das Olimpíadas, quais são os seus compromissos?

Jaqueline - Logo após as Olimpíadas de Torino já começa a temporada de Moutain Bike. Irei cumprir todo o calendário internacional, visando ao Campeonato Pan Americano de 2006 que será realizado no Brasil e já na pista dos Jogos Pan Americanos de 2007!




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323761/visualizar/