Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Janeiro de 2006 às 13:10
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio do Programa Nossa Terra, Nossa Gente, está desenvolvendo diversas ações em áreas rurais do município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul), para melhorar a qualidade de vida da população e levando desenvolvimento para a região.

Para resolver o problema habitacional das famílias da zona rural, o Estado está investindo cerca de R$ 5 milhões na construção de mais de 770 casas. Com essa iniciativa está revitalizando 19 comunidades tradicionais da região, que passaram a ter uma nova perspectiva com a substituição das antigas casas de barros por outras de melhor qualidade.

Na primeira fase do programa Nossa Terra, Nossa Gente, 257 famílias de oito comunidades da região foram transferidas para as novas residências. As comunidades contempladas foram: Figueiral (63 famílias), Furnas do Livramento (21), Campo Alegre de Baixo (33), Pai André (24), Volta do Bananal (11), Sucuri (12), Campinas I (14), Quilombo (27) e Lajinha de Cima (52). Outras 517 famílias serão atendidas nas comunidades de Barreiro/Caninana, Brumado do Livramento, Buriti do Atalho, Carrapatinho/Limoeiro, Cascavel, Coxos, Jacaré, Pedra Branca e Santana.

Além desses investimentos, o Governo, através do Intermat, está fortalecendo o município e dando tranqüilidade para as famílias do campo. O Projeto Varredura vai fazer a identificação e a medição topográfica de mais de 60 pequenas propriedades rurais das comunidades de São Manoel do Pari, Aguçú Manjolo e Campinas. A varredura fundiária é o primeiro passo da regularização de terras, que após esse processo a posse definitiva do imóvel rural estará segura, fator fundamental para a sobrevivência do homem no campo. “Livramento será o segundo município em volume de propriedades atendidas em toda a Baixada Cuiabana”, afirma o presidente do Intermat, Jair Mariano.

Melhorias na qualidade da água consumida e da alimentação também fazem parte da política pública que o governo está implementando na Baixada Cuiabana. Com iniciativas da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), famílias do meio rural serão beneficiadas com ações de cunho social, como a doação de filtros, que contemplará as 770 famílias beneficiadas pelo Programa Nossa Terra, Nossa Gente, e a implantação do projeto de criação de cabras, também denominado “vaca democrática”, pelo alto valor nutritivo do leite e do baixo custo do animal. Os resursos das aquisições dos filtros de água e dos caprinos são da Setecs.

A secretária Terezinha Maggi (Setecs) destaca que o Governo do Estado tem procurado desenvolver programas dentro da realidade de cada pequeno agricultor e a melhoria da qualidade de vida é o principal objetivo de todas as ações desencadeadas pela Setecs, em parceria com o Intermat. “O programa Nossa Terra, Nossa Gente é um exemplo para o país, deve servir de modelo para os demais Estados no que se refere à reforma agrária. Tenho a certeza de que o projeto Vaca Democrática seguirá os mesmos passos e terá um enorme sucesso para os agricultores da Baixada”, afirmou a secretária.

Inicialmente, o projeto de caprinocultura atenderá 25 famílias de agricultores rurais das comunidades de São Manoel do Pari, Buriti do Atalho, Estrela do Oriente, Campo Alegre, Quilombo e Francisco José do Nascimento, localizadas na zona rural de Livramento. Cada família será beneficiada com quatro cabras.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323937/visualizar/