Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 17 de Janeiro de 2006 às 14:17

    Imprimir


Uma comissão organizadora, composta por representantes de blocos carnavalescos, do comercio e da prefeitura de Santo Antônio do Leverger (30 km de Cuiabá), se reuniu na noite de segunda-feira (16.01) para discutir a realização do carnaval 2006 na cidade. A reunião ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores, como conseqüência da audiência pública convocada pelo prefeito Faustino Dias Neto na semana passada.

“Na audiência pública ficou definido que tanto comerciantes, quanto blocos e prefeitura, serão responsáveis pela organização da festa em Santo Antônio, nessa fase estamos ouvindo todos os seguimentos para a promoção do carnaval”, salienta a secretaria de Cultura da cidade, Henriete Albuquerque que representa a prefeitura na comissão.

Cerca de 30 pessoas participam da comissão, que conta ainda com representante da Policia Militar e dos grupos folclóricos de cururu e siriri, a discussão dessa primeira reunião foi baseada na programação pré-carnavalesca (que já está acontecendo desde o dia 08 de dezembro, quando se comemorou o Entrudo).

O Entrudo é uma brincadeira trazida pelos portugueses e mantida até hoje pela população. As pessoas jogam água uma nas outras e na imagem de Nossa Senhora da Conceição para “lavar” e abençoar a vida dos fiéis.

A data também marca o inicio do carnaval em Santo Antônio do Leverger. Toda a noite um grupo de Boi-a-serra sai às ruas, batendo tambores e brincando com o boi. Agora os blocos farão aos domingos os ensaios do carnaval. Eles são independentes e têm autonomia para buscar patrocínio, os ensaios são considerados os “agitos” carnavalescos da cidade antes da folia. No próximo domingo (29.01) já acontece um desses ”agitos”.

Os sete grupos folclóricos existentes no município são coordenados pela prefeitura e terão espaço garantido na festa de carnaval. “Os grupos irão começar a se apresentar nos dias de carnaval, eles abrem a noite de festa, por isso se apresentam antes dos blocos”, explica a secretaria. O próximo encontro da comissão esta marcado para esta quarta-feira (18.01).





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/324396/visualizar/