Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Janeiro de 2006 às 09:12

    Imprimir


Os seis municípios que formam a União dos Municípios do Vale do Teles Pires, Alta Floresta, Paranaíta, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás, decidiram unificar os discursos e, através de um documento conjunto, cobrar investimentos para a região. Os problemas vividos pelos municípios em 2005 foram praticamente os mesmos: dificuldades com estradas, transporte escolar e saúde. Os prefeitos desses municípios querem que o governo faça os investimentos necessários garantindo o desenvolvimento regional.

No sábado, cinco dos seis prefeitos estiveram reunidos em Paranaíta. Pedro Alcântara, o anfitrião, os prefeitos Valdir Barranco, Nova Bandeirantes, Pedro Lerbach, de Nova Monte Verde, Maria Izaura, de Alta Floresta e Silda Koshemborger, de Apiacás. Uma das preocupações do grupo foi evitar que a Umvat seja usada nesse ano político.

Durante o encontro, que durou mais de duas horas, os administradores avaliaram as ações desenvolvidas no ano passado, falaram dos problemas enfrentados, mostrando preocupação quando o assunto é estrada. Hoje, por exemplo, o acesso aos municípios de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás é precário. Isso é reflexo da falta de uma ação preventiva. Uma proposta dos prefeitos será incluída no documento a ser apresentado ao governador Blairo Maggi em audiência ainda a ser agendada. Os gestores querem que o governo destine um parque de máquinas que fique à disposição dos municípios, evitando a locação. Eles acreditam que o governo reduziria os gastos nesse setor.

“Se nós tivéssemos hoje aqui duas pás, duas patrolas, um trator de esteira, uns cinco caminhões à nossa disposição, nós cuidaríamos dessas máquinas e atenderíamos os seis municípios”, descreve o prefeito paranaitense, citando que o maquinário ficaria dois meses em cada município, cuidando da malha viária do estado. “Sendo bem administrado é até melhor para o governo do estado”, acrescentou.

Outro assunto abordado foi quanto à proposta de criação do Parque do Juruena, na região de Apiacás. Uma audiência para discutir o tema já foi marcada para o próximo dia 15 naquele município. Segundo os prefeitos, se a proposta de criação do parque pelo governo Federal for aceita, vai inviabilizar toda a região. Há uma segunda proposta, pelo governo matogrossense, que está sob análise e provável aceitação dos prefeitos da Umvat.

A falta de investimentos na região norte ganhou atenção especial no encontro. Um levantamento feito mostra que 90% das obras executadas pelo governo Maggi no ano passado foram destinadas às regiões do Araguaia e Baixada Cuiabana. Municípios como Apiacás, Nova Bandeirantes e Monte Verde ainda não contam com serviços de telefonia celular e não estão interligados ao sistema nacional de energia, pleitos que deverão ser inseridos no documento, além da promessa de asfaltamento das rodovias MT 208 e 206.

“A união que começa a cobrar, não é criticar o governo, de forma alguma, mas exigir o mínimo que precisa”, declarou Pedro Alcântara, o Porta Aberta.




Fonte: Diario News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/324731/visualizar/