Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 16 de Janeiro de 2006 às 07:39
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


Durante dois dias, a partir de hoje, representantes das artes estarão reunidos para discutir o futuro sócio-econômico - entre outros aspectos - dos profissionais da classe artística. As temáticas abordarão a carreira como um meio de subsistência concreto. Numa iniciativa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões de Mato Grosso (Sated/MT), será realizado em Cuiabá o I Seminário Nacional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Senated). A meta é reunir no auditório da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB/MT), mais de 150 representantes da classe artística de diversos segmentos (música, teatro, artes plásticas, comunicação) de todo o Estado. Juntos buscarão caminhos comuns em prol do desenvolvimento profissional.

Após a abertura oficial começam as palestras. O primeiro tema abordado será legislação do artista e do técnico em espetáculos de diversões, com representantes do Conselho Nacional de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões. Os palestrantes convidados para essa abordagem foram Feminetto Mendes, Sueli Rodrigues e João Negão. Todos integrantes de outros Sateds.

Para falar sobre Direitos Autorais e Conexos, além de Regionalização da Programação de Rádio e Televisão, a convidada será Magdalena Rodrigues, presidente do Conated e do Sated de Minas Gerais. A palestrante tem especial domínio sobre o tema direitos autorais, tendo inclusive desenvolvido trabalhos nessa área. Finalizando as discussões do primeiro dia de Senated, o tema será polêmico e de interesse coletivo aos diversos segmentos artísticos; Fundo de Pensão Complementar para o Trabalhador de Cultura, ministrado por Morgana Eneile Tavares de Almeida, assessora da Aesp (Associação de Arte-educadores de São Paulo) e do setor de projetos especiais da Funarte, órgão ligado ao MinC. A discussão sobre fundo de pensão promete reunir muitos participantes, até mesmo de outras categorias profissionais. Para o mentor do Seminário, em Cuiabá, e presidente do Sated estadual, Nestor Defletas, os trabalhadores da área cultural e artistas de modo geral nem sempre tem um final de vida tranquilo por falta de documentação que comprove o exercício profissional. Essas discussões vão dar uma espécie de luz no final do túnel, diz.

A proposta de criação de um fundo daria a esses segmentos certa tranquilidade financeira no final da carreira. "Estamos cansados de ver artistas no apogeu mendigando para sobreviver", exemplifica o artística plástico Gervane de Paula. Para ele, a iniciativa é extremamente positiva pois trará uma discussão interessante sobre a profissionalização e a dignidade do profissional das artes.

O conselheiro municipal de Cultura, Anselmo Parabá, oriundo do segmento musical, aprova a iniciativa do Sated e ressalta a importância de conhecer e aprofundar essas discussões com outras categorias. "Será importante pois dará acesso a debates que muitas pessoas estão distantes". Segundo Parabá, a idéia do Seminário foi conhecida e aprovada por vários representantes culturais durante incursão à Brasília no final de 2005. "Foi assunto de bastidor durante a visita na reunião do Conselho Nacional de Cultura", conta. No segundo dia de palestras, a discussão sobre Fundos de Pensão volta à pauta. E, com certeza não terá uma conclusão nesse período. A proposta é fazer germinar o tema em várias outras reuniões, até que se possa tirar definições coletivas.

Finalizando as atividades do I Senated representantes de vários Sateds do Brasil, que compõem o Conselho Nacional, trarão para o debate um tema ainda não divulgado, mas que envolve questionamentos da categoria. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 8415-3992 / 9212-7575 ou 3322-6042, ou ainda na coordenação do SENATED, rua: Rua Comandante Costa, número 419 (sala da FECMAT), com Nestor Defletas.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/324767/visualizar/