Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 14 de Janeiro de 2006 às 09:16

    Imprimir


A comissão organizadora do 5º Festival de Siriri vai se reunir esta manhã no Museu do Rio, em Cuiabá, para discutir os preparativos para o festival deste ano, que deve acontecer no mês de julho. A expectativa é alcançar um público de mais de 15 mil pessoas no festival, reunindo 10 grupos de siriri de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e da comunidade de Mata Cavalo.

A Comissão Organizadora do 5° Festival de Siriri é composta por 13 membros. São eles: Valdemir Taques, presidente da Associação dos Grupos de Siriri e Cururu - AGRUSC; Anselmo Parabá, Conselheiro Municipal de Cultura; Elaine Santos, membro do Fórum Permanente de Cultura; Edilaine Domingas da Silva Albino e Jose Wanderlei Albino, do grupo Flor Ribeirinha; Dona Matilde, Coordenadora do grupo Flor do Campo; Kelly Cris Souza e Dilza Catarina Souza Silva as duas pertencem ao grupo Raízes Cuiabanas; Ingrid e Zenaide Rodrigues dos Santos Taques integrantes do grupo Thapa i Curz; Professora Edenil, coordenadora do grupo Nhana Santa; Terezinha, membro do grupo Quilombola, da região de Mata Cavalo e Creuza, diretora do grupo Unidos da Avenida, do município de Santo Antonio do Leverger; Osvanira Francisca da Silva, do grupo Siriricando.

No 1º Fórum do Siriri, realizado na semana passada, também foi sugerida a realização de um seminário sobre o siriri, previsto para acontecer em abril deste ano em homenagem e comemoração ao aniverário de Cuiabá. O encontro deste sábado tem como objetivo discutir as novas perspectivas do siriri, as criações de oficinas e cursos profissionalizantes, além de abordar nova concepção de sobre o siriri.

“O fórum teve como princípio abordar a tradição do siriri com uma aproximação entre outras expressões culturais como o cururu, o hip hop e o rock”, informa Valdemir Taques, Presidente da Agrusc. “Em 2006 os mais diferentes segmentos da cultura vão buscar entender as mensagens que uns têm para passar aos outros, o que cada estilo tem a propor, como forma de intra-relacionamento. No encontro estiveram presentes difusores do rock, hip hop, culturas modernas que buscam o intercambio com o tradicional, com as culturas de raízes”, complementa Valdemir.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/325006/visualizar/