Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Janeiro de 2006 às 10:03
Por: LUCAS PERRONE

    Imprimir


Fechamento de escolas agrícolas em todas as regiões de Mato Grosso. Este é um problema que tem preocupado o deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB) na Assembléia Legislativa. O deputado lembra que das 32 escolas do Estado, 16 estão abertas e o restante fechadas, sendo que três destas escolas não apresentam condições de reabertura porque os terrenos e prédios foram destinados a outras funções. “Isso não pode continuar dessa maneira, as escolas agrícolas podem ser aproveitadas é a oportunidade de ajudar a formar o filho do trabalhador que vive e depende da terra”, explicou o parlamentar. Para tentar buscar soluções para essa situação, o parlamentar tem apresentado uma série de propostas na Assembléia Legislativa. Ele é o autor do requerimento que resultou na audiência pública, realizada no primeiro semestre deste ano. “A audiência foi produtiva e trouxe resultados expressivos como a criação de uma comissão especial para analisar e buscar soluções para as escolas agrícolas de Mato Grosso”, disse o deputado.

Na primeira reunião realizada pela comissão, que é presidida por Pátio, surgiram as primeiras propostas e alguns resultados práticos na busca de soluções para as escolas agrícolas de Mato Grosso. O encontro contou ainda com a participação da secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, Ilma Grissote Barbosa, superintende de Gestão e Educação da Secitec e pelo presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart.

Entre as propostas apresentadas estão a criação de consórcios intermunicipais para buscar recursos para a manutenção destas escolas, a ampliação dos recursos do fundo estadual do ensino profissionalizante e ainda a criação de um fundo específico para as escolas. “Temos que criar uma receita que garanta o funcionamento pleno dessas escolas”, ponderou o deputado. A primeira fase do trabalho da comissão já foi concluída. Um grupo coordenado pela secretaria de ciência e tecnologia apresentou um relatório prévio com essas propostas para o funcionamento das escolas.

O envolvimento dos parlamentares foi destacado pela secretária de Ciência e Tecnologia. “Esta interlocução com a Assembléia Legislativa (AL-MT) é extremamente construtiva para o processo, pois a área de educação requer parcerias diferenciadas e a Secitec ainda é uma secretaria com pouca visibilidade e acesso ao empresariado rural e prefeituras do interior”, afirmou Flávia.

Agentes Prisionais - Os agentes prisionais de Mato Grosso agora terão atenção especial do Poder Legislativo. Após a realização da audiência pública que discutiu a situação da categoria, requerida pelo deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB), os agentes prisionais conseguiram a criação de uma comissão especial para analisar os problemas enfrentados por estes trabalhadores.

Box Ações

O deputado Zé Carlos do Pátio é um dos defensores na Assembléia Legislativa da criação de cursos técnicos no Ceprotec nas áreas de alimentação e agricultura. O parlamentar também trabalha para a expansão dos campi da UFMT de Rondonópolis e Sinop. Em 2005, ele também apresentou projeto que determina aos estabelecimentos comerciais de Mato Grosso a obrigação de oferecer Código de Defesa do Consumidor. Outro projeto do deputado vai permitir que concessionária mato-grossense de telefonia, informe na fatura telefônica os dados detalhados de ligações locais, feitas pelos usuários de telefonia fixa.




Fonte: Assembléia Legislativa

Comentários

Deixe seu Comentário