Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 13 de Janeiro de 2006 às 10:00

    Imprimir


Washington - A revista "Science" anunciou nesta sexta-feira que retirou oficialmente dois artigos sobre a primeira extração de células-tronco de embriões humanos clonados feita pelo cientista sul-coreano Hwang Woo-suk, que no fim se mostrou ser uma fraude.

Em uma nota editorial publicada em seu site na internet, a revista assinalou que, "devido a uma quantidade importante dos dados apresentados em ambos os artigos ter sido falsificada, os editores da ´Science´ consideram que é necessária uma retração imediata e incondicional dos dois trabalhos", publicados em 2004 e 2005.

A nota acrescentou que, em vista da situação, "advertimos à comunidade científica que os resultados informados (em ambos os artigos) são considerados sem valor".

O primeiro artigo informava a produção de células-tronco de embriões humanos clonados pela primeira vez, e o segundo, a extração das primeiras células-tronco de embriões clonados de pacientes com doenças.

Em entrevista coletiva em Seul, o cientista pediu hoje perdão pela manipulação dos dados, mas sugeriu que essa manipulação pode ter sido uma conspiração contra ele. "Peço sinceras desculpas à nação por ter utilizado dados errôneos nos estudos", disse o cientista, de 52 anos.

A retração da publicação americana ocorreu 24 horas depois de anunciar que criará salvaguardas adicionais para evitar que voltem a ocorrer casos como o colocado pelos relatórios do cientista sul-coreano.

A "Science" assinalou que a partir de agora exigirá que cada um dos autores que sejam publicados em suas edições detalhe suas contribuições ao estudo e que realize uma declaração assinada de veracidade das conclusões.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/325237/visualizar/