Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 12 de Janeiro de 2006 às 10:22
Por: ELZIS CARVALHO

    Imprimir


Em 2006, a população mato-grossense poderá ter mais uma opção para obter informações sobre a atuação dos deputados estaduais. Ao invés de as transmissões das sessões Plenárias e das Audiências Públicas serem feitas apenas para TV a Cabo, a TV/AL vai transmitir ao vivo sua programação através de canal aberto. A liberação das imagens e sons para canal aberto, segundo o diretor da TV/AL Vanderlei Oliveira, está prevista para o início de 2006. A TV/AL está há quatro anos transmitindo sua programação a cabo. Num primeiro momento, as imagens serão liberadas e transmitidas apenas à Baixada Cuiabana.

A Assembléia Legislativa do Ceará já transmite sua programação em canal aberto. Em nível de Brasil, a TV/AL está entre as primeiras das 23 Assembléias Legislativas do país que possuem um canal de TV. Os equipamentos utilizados são de alta tecnologia, além de contar com um quadro técnico dos mais qualificados do estado. Hoje, a TV/AL não está operando em canal aberto em virtude, segundo Vanderlei Oliveira, da saída do Ministro das Comunicações, Eunício de Oliveira, o que atrasou a tramitação do processo de mudança da estrutura de TV a Cabo para o sistema de Canal Aberto.

“Por isso, a previsão de liberar as imagens a todo estado não foi concluída, ainda em 2005. Felizmente, o Ministério das Comunicações está na mão de Hélio Costa, que garantiu a liberação concessão para que a Assembléia Legislativa opere em canal aberto”, destacou Vanderlei Oliveira. De acordo com pesquisa realizada no inicio de 2005, ficou constatado que as imagens da TV/AL chega a atingir 50 mil domicílios. Oliveira lembrou que enquanto o Governo Federal fala em inclusão digital, as leis usadas para a liberação de imagens e sons para TV a Cabo estão defasadas. “Estamos revendo isso e para o início de 2006, a TV/AL vai operar em canal aberto, com tecnologia de ponta, para toda a população mato-grossense”, garantiu.

O secretário de Comunicação da Casa, Osmar Carvalho argumenta que o intermédio da deputada federal, Teté Bezerra (PMDB) tem sido fundamental para a viabilização do sistema de canal aberto da TV/AL. Várias reuniões realizadas em Brasília foram articuladas por ela.

Seminário Astral:

Durante o 1º Seminário Nacional das TVs e Rádios Legislativos realizados em novembro de 2005, na capital do Rio Grande do Norte (RN), Natal, estiveram reunidos representantes de 23 TVs de Assembléias Legislativas brasileiras. Eles discutiram os avanços obtidos nas programações das tevês legislativas.

No final do encontro ficou definido que Mato Grosso vai sediar, em novembro de 2006, o 2º Seminário da Astral. De acordo com o diretor da TV Câmara Federal, Paulo José Cunha, a intensificação das transmissões da TV/AL mato-grossense obteve avanços, nesses quatro anos que está no ar, e serve de espelhos para outras emissoras realizarem tarefas similares.

“Acredito que as tendências das tevês legislativas são de alargarem os seus arcos de abrangências. Com isso vão conseguir conquistar mais públicos. E, a tevê mato-grossense prova que tem competência e capacidade de chegar a outros estratos de público, inclusive competindo em pé de igualdade com as emissoras comerciais”, destacou Paulo José Cunha.

“A TV/AL de Mato Grosso surpreende a todos os associados da Astral, excepcionalmente nas transmissões ao vivo. É uma inovação”, destacou o diretor da TV/AL do Rio Grande do Sul, Oton Correia Barreto.

Madu Limas, diretora de Rádio e TV da Assembléia Legislativa de São Paulo, se mostrou surpresa com as inovações e o aprimoramento das transmissões ao vivo feitos pela TV/AL mato-grossense. “Foi um feito extraordinário. Isso se deve a competência de todos que trabalham na TV. Mato Grosso é um exemplo de competência”, destacou Madu Limas.




Fonte: Assembléia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/325533/visualizar/