Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Domingo - 30 de Dezembro de 2012 às 16:49
Por: LISLAINE DOS ANJOS

    Imprimir


A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou, na sexta-feira (28), que a montagem das arquibancadas na Arena Pantanal será finalizada em janeiro de 2013.

A fixação das peças de concreto já foi concluída no setor oeste e os trabalhos nos setores leste, norte e sul continuam avançando.

Cerca de 700 pessoas trabalham, atualmente, na construção do estádio, que será palco de quatro jogos da 1ª fase do Mundial de 2014, em Cuiabá. O prazo de entrega do estádio é outubro de 2013.

Para acelerar os trabalhos, o Consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior já deu início ao segundo turno no canteiro de obras, no período das 20h às 5h.

Outras frentes de trabalho que já estão adiantadas, de acordo com a pasta, se tratam da construção da área interna do estádio, como banheiros, camarotes e área VIP.
 
A obra

De acordo com a Secopa, a obra está dentro do cronograma da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que pede a conclusão dos estádios até dezembro de 2013 – no caso daqueles que não irão sediar os jogos da Copa das Confederações.

Hoje, o valor global previsto na Matriz de Responsabilidade para construção da Arena Pantanal é de R$ 518,9 milhões.

Até o momento, apenas R$ 420 milhões foram contratados, para pagamento da construção do empreendimento pelo consórcio. Resta ainda licitar os assentos, a tecnologia da informação e o placar.

Estrutura

Dentro do complexo serão construídos 104 camarotes, 70 banheiros, 20 escadas de acesso, 16 elevadores e 1,5 mil posições na tribuna destinada à imprensa.

Quanto ao estacionamento, serão 380 vagas dentro da Arena Pantanal e mais 2,4 mil do lado de fora.

O entorno do estádio compreende uma área com mais de 300 mil m². Os projetos de paisagismo serão feitos, como lagos artificiais, bem como haverá a construção de uma escalinata – estrutura arquitetônica que funcionará como ponto de encontro para os torcedores. Uma grande passarela irá ligar o estádio ao entorno.

O entorno da arena deverá contar ainda com uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas e atividades esportivas, espelho d"água e muita área verde.

De acordo com os engenheiros responsáveis pela obra, a Arena recebe a classificação de Multiuso exatamente pelo legado pós-Copa que irá deixar. Isso porque os espaços no entorno do estádio poderão ser usados como salas de aula para realização de cursos ou para o funcionamento de escolas ou universidades, vontade esta já sinalizada pelo Governo Estadual.

Em recente visita à Capital, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, elogiou o andamento das obras e disse que Cuiabá terá toda a capacidade de impressionar o mundo em 2014.

O projeto do estádio já se tornou referência quando o assunto é funcionalidade e sustentabilidade e recebeu vários prêmios, sendo destaque entre instituições ligadas à arquitetura nacional.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/32561/visualizar/