Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 11 de Janeiro de 2006 às 17:00

    Imprimir


Estão abertas as inscrições para o 13º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. A partir da data, as inscrições para curtas, médias-metragens e vídeos poderão ser encaminhadas por cineastas e vídeo-makers de todo o País.

A expectativa é que pelo menos 200 trabalhos sejam inscritos até o dia 31 de janeiro - data de encerramento das inscrições- o que representaria um incremento de 20% no número de inscrições.

O Instituto Cultural América, criado especificamente para gerir o evento, trará uma nova dinâmica e estréiará um portal do áudio-visual de Mato Grosso também nesta quinta.

Com o endereço eletrônico o portal trará a história e cronologia do cinema no estado e uma ferramenta inovadora: um cadastro dos produtores de áudio visual em Mato Grosso.

Tema

O produtor do Festival, Luis Borges, disse que o tema será "Fronteiras", discutindo as delimitações reais e imaginárias dos 300 anos de história de Mato Grosso. “Esse ano trabalharemos as fronteiras físicas e psicológicas, a razão versus a loucura, arte versus ciência e também as fronteiras do cinema até chegarmos nesse momento atual, do cinema da retomada”, comentou Luis.

A proposta também é descobrir de que forma as fronteiras geográficas, políticas, sociais e econômicas se apresentam no contexto da integração latino-americana, associadas às fronteiras culturais (do imaginário compartilhado por povos separados territorialmente), linguísticas, (a língua unindo ou separando nações), psíquicas (fronteiras entre razão e loucura), científicas e artísticas. Além das fronteiras da produção, o que se traz do cinema novo para as produções contemporâneas.

Público

A expectativa de público para o 13º Festival de Cinema e Vídeo e de 50 mil pessoas. Deles, 25 mil são jovens entre 18 e 24 anos, outros 10 mil expectadores acima dos 24 anos e outros 15 mil adolescentes.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/325752/visualizar/