Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 12:12

    Imprimir


Os cientistas chineses dizem ter inventado uma máquina para plantar vegetação que começou a se mostrar eficaz na luta contra a desertificação, informou hoje, segunda-feira, a agência estatal Xinhua.

A máquina é capaz de plantar entre dois e três hectares de terreno por dia, e foi testada nas áridas planícies da província chinesa da Mongólia Interior (norte do país) pelo Instituto de Botânica, que depende da Academia de Ciências Chinesa.

Após utilizar a máquina em 67.000 hectares, os cientistas comprovaram que a vegetação plantada sobrevivia à severidade do inverno e à primavera nessa terra desértica, e que a areia movida pelo vento não se depositava nas regiões cultivadas.

A máquina pesa quase 12 toneladas, e apesar seus 2,8 metros de altura e 6,6 de cumprimento, se movimenta com rapidez no deserto.

Seu funcionamento compreende várias fases: primeiro molha a terra com água e depois cava uma fundação, coloca as sementes, fertiliza o terreno e cria uma camada de umidade em aproximadamente cinco minutos, segundo os botânicos do instituto.

A China conta com 1,74 milhões de quilômetros quadrados de terra desértica, especialmente nas regiões do norte.

Segundo dados oficiais, uma década de esforços governamentais contra a desertificação, com projetos de reflorestamento e de controle do vento e da areia, contribuiu para recuperar mais de 18% da superfície do país.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/326508/visualizar/