Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 29 de Dezembro de 2012 às 08:32
Por: Jacques Gosch

    Imprimir


Rodinei Crescêncio
José Lacerda vai assumir comando da Sema
José Lacerda vai assumir comando da Sema
    Remanejado da Casa Civil, onde teve um desempenho considerado pífio, o secretário José Lacerda (PMDB) assume a secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) em 1º de janeiro. A principal tarefa do peemedebista, que vai substituir Vicente Falcão no comando do órgão, será consolidar a descentralização dos licenciamentos ambientais, já determinada pelo governador Silval Barbosa (PMDB).

 

   Segundo Lacerda, a secretaria do Meio Ambiente pretende firmar convênios com as 141 prefeituras de Mato Grosso para que os licenciamentos de baixo impacto sejam emitidos nos municípios.

   “Não tem sentido um cidadão se deslocar do Nortão para Cuiabá para fazer o licenciamento de um lava-jato, por exemplo. O governador Silval entendeu que as prefeituras têm capacidade para fazer os procedimentos de forma satisfatória”, garantiu.

   Lacerda lembra que apenas 10 convênios foram firmados até o momento. Por isso, a prioridade será fortalecer as regionais da SEMA nas cidades-poló e dialogar com os municípios que ainda não foram alcançados pela estrutura. “Acredito que podemos avançar bastante em 2013. Para isso, vou ouvir os prefeitos, os secretarios municipais de Meio Ambiente, os produtores rurais e as entidades ambientalistas”, prometeu. A medida era um dos pedidos do PSD para retornar ao Governo.

   Outro desafio para Lacerda é agilizar a emissão dos licenciamentos ambientais, conforme reivindica o setor produtivo. O secretário, no entanto, afirma que o Governo é sensível a reivindicação desde que a agilidade não traga prejuízos ao meio ambiente. “ Tudo será feito dentro da legalidade. Nosso desafio é conciliar a preservação do patrimonio ambiental de Mato Grosso com o crescimento econômico”, afirma.

   De acordo com Lacerda, outro foco da sua gestão à frente do Meio Ambiente será a fiscalização. Conforme ele, Silval prometeu fortalecer a estrutura da pasta para atender a demanda crescente. “Não vamos tolerar desmatamento e garimpo ilegais e nenhuma atividade que cause degradação ambiental”, concluiu.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/32666/visualizar/