Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Janeiro de 2006 às 06:48

    Imprimir


O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos, o Cidinho, faz hoje à tarde um balanço da situação em que os municípios fecharam 2005 e as expectativas para 2006.

Também, em um balanço divulgado anteontem pela assessoria de imprensa da AMM, aponta que os projetos apresentados pelos municípios mato-grossenses junto ao Governo Federal e aprovados durante o ano de 2005 totalizaram mais de R$ 210,774 milhões em valores já empenhados nos diversos órgãos federais. A maior parte dos recursos assegurados será aplicada em obras de infra-estrutura, especialmente em estradas, saneamento básico e saúde em 103 municípios do Estado.

Cuiabá encabeça a lista de empenhos com R$ 68,438 milhões para aplicar nos setores educacional e de urbanização. Já os municípios de Juína, Guarantã do Norte e Água Boa receberão recursos para obras de esgoto e pavimentação de rodovias.

O Escritório de Representação da AMM em Brasília (ERAMM) tem sido o responsável por viabilizar projetos e reivindicações dos municípios junto aos ministérios. Em menos de um ano, o escritório já realizou mais de 3.400 atendimentos para as prefeituras municipais. “A presença da AMM em Brasília, com uma equipe de retaguarda, possibilita aos prefeitos mais agilidade e eficiência nos despachos, acelerando o resultado dos projetos encaminhados”, assegurou o presidente da AMM.

Na avaliação do presidente da AMM, o escritório de representação em Brasília exerceu um papel fundamental em movimentos municipalistas. “Graças ao suporte técnico e à estrutura física, foi possível mobilizar tantos prefeitos de Mato Grosso em caravanas rumo a Brasília para lutar pelos interesses dos municípios”, disse Cidinho.

Ele enumera importantes ganhos computados desde a primeira marcha, ocorrida no mês de março, e a última, no dia 13 de dezembro. O parcelamento dos débitos dos municípios junto ao INSS e a regularização dos consórcios públicos são exemplos citados por ele.

Entre os serviços mais procurados pelos prefeitos, está o acompanhamento de novos pleitos junto aos ministérios e também aos parlamentares que integram a bancada federal de Mato Grosso. Os técnicos da AMM orientam os prefeitos no encaminhamento de processos, pré-projetos, ofícios ou solicitações. Outro serviço bastante procurado por eles é o de pesquisa sobre a situação de inadimplência dos municípios junto aos órgãos federais. Cidinho frisou que, neste caso, cabe ao escritório checar qual é a real situação do município, principalmente qual o motivo da inadimplência e o que precisa ser feito para a regularização do débito.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327119/visualizar/