Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 06 de Janeiro de 2006 às 06:37
Por: Giordanna Santos

    Imprimir


Em ritmo de férias, as estréias de cinema estão recheadas de comédia, ação e muita aventura. Os infantis Didi - O Caçador de Tesouros e Valiant -Um Herói que Vale a Pena e Soldado Anônimo são os lançamentos da semana, que coincidentemente têm em comum o fato relatarem acontecimentos de guerra.

Se o filme Soldado Anônimo fosse lançado no ano passado, literalmente, seria um retrato da situação Estados Unidos-Iraque. Mesmo assim, a produção ainda retrata, claro de uma forma bem americanizada, essa "novela". Swoff (interpretado por Jake Gyllenhaal), como um típico cidadão americano, é a terceira geração de sua família a servir ao exército. Ele passa pelo campo de treinamento antes de ser designado para lutar no Iraque, onde precisa carregar seu fuzil e cerca de 50 quilos de equipamento nas costas através de desertos escaldantes. Mas esse não é o único obstáculo.

Estando em local que não conhece, lutando contra um inimigo que não consegue ver e sem entender direito o porquê de estar ali, Swoff e seus companheiros de batalhão sobrevivem à adversidade local usando o humor negro e o sarcasmo. Alguma semelhança com à realidade?

O título original dessa produção é uma referência ao apelido dado aos fuzileiros americanos. Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire estavam cotados para protagonizar Soldado Anônimo, que é o segundo filme onde o diretor Sam Mendes e o ator Chris Cooper trabalham juntos. O anterior foi Beleza Americana (1999).

As filmagens foram realizadas no Imperial Valley, no sudeste da Califórnia, que possui condições bastante parecidas com as do Iraque. As montanhas que aparecem ao fundo foram retiradas digitalmente, após a realização das cenas no local. Mas há algumas cenas adicionais no deserto que foram rodadas no México.

Outro lançamento também conta com uma "história" de guerra. Mas, o contexto e o enredo são diferentes. Leve e humorada, a animação Valiant - Um Herói que Vale a Pena conta a aventura de pombinho muito engraçado que quer ser um membro do Serviço Real de Pombos da Inglaterra.

Desajeitado, Valiant tenta se alistar no Serviço Real. Mas como não consegue se qualificar começa a treinar na Força Aérea Britânica. Ainda assim nem tudo sai como ele planejava. Valiant acaba sendo enviado para a mais importante missão da Segunda Guerra Mundial.

Ele voa ao lado dos atrapalhados amigos contra a brigada dos falcões, durante a 2ª Guerra Mundial, e tem a missão de entregar uma mensagem secreta e resgatar um importante oficial seqüestrado. Para isso, contam com a ajuda de um divertido casal de ratinhos da resistência francesa.

A trama se desenvolve enquanto ele e seus companheiros passam pelo treinamento básico e depois, eventualmente, tem que realizar missões de guerra. E claro, entre uma encrenca e outra, flertar com ratas francesas.

O filme levou dois anos para ficar pronto e reúne astros como Ewan McGregor, que dá voz ao herói, Tim Curry, John Cleese e John Hurt.

Já a estréia de filme nacional está mais voltada para a comédia infantil. O trapalhão Renato Aragão está à frente da produção Didi - O Caçador de Tesouros, que conta com um super elenco "global". No filme, Didi é o mordomo do dr. Samuel Walker, pai de Pedro, um menino de 10 anos, que é o grande companheiro de aventuras do Didi.

Ao achar um mapa entre duas folhas coladas de um velho álbum de fotos, Didi e Pedro irão para um misterioso hotel abandonado, no interior de São Paulo. Lá eles poderão achar pistas sobre a história do avô de Pedro, um tenente da força aérea britânica que morreu no fim da 2ª Guerra Mundial, em circunstâncias vergonhosas.

Lucas Walker tinha 25 anos quando morreu, em 1945, na explosão do avião em que estava. Ele foi considerado um desertor do exército britânico porque estava na companhia do capitão Nigel e três soldados que fugiram com um carregamento de ouro roubado pelos nazistas e que deveria ter voltado para a Inglaterra. A explosão do avião fez com que Lucas e outros personagens se tornassem fantasmas, presos entre a terra e o céu, à espera de que alguém, de coração puro, encontrasse o ouro para libertá-los.

Didi, que sempre sonhou em ser um caçador de tesouros, é a pessoa que pode achar o ouro. E assim libertar a alma dos fantasmas e recuperar o status de um herói que foi considerado covarde e ladrão.

Um fantasma adolescente e dois fantasminhas, uma moça bonita e um misterioso e mitológico guardião irão ajudar nessa missão. Mas o capitão, os três soldados desertores e um rapaz muito alegre vão tentar impedi-los.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327127/visualizar/