Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 05 de Janeiro de 2006 às 15:30

    Imprimir


Turquia teme que aves migratórias também possam trazer a doença ao país As autoridades de saúde da Turquia confirmaram que pelo menos duas pessoas morreram de gripe aviária no leste do país. Segundo o ministro da Saúde turco, Recep Akdag, um menino de 14 anos que morreu no último fim de semana sofria da doença. O anúncio contradisse declarações anteriores indicando que a morte do menino não havia sido causada pelo vírus.

A irmã do menino, que estava internada em estado grave e também foi diagnosticada como portadora do vírus, morreu nesta quinta-feira. Uma terceira irmã já apresentou os sintomas da doença.

Especialistas estão examinando agora se a morte do menino foi causada pela variedade H5N1 do vírus da gripe aviária, a mesma que matou dezenas de pessoas na Ásia.

Segundo um representante da OMS (Organização Mundial da Saúde), é provável que o H5N1 tenha mesmo sido causador da morte.

Granja

O menino, Mehmet Ali Kocyigit, morreu no domingo na região de Van, leste da Turquia.

Ele e seus irmãos e irmãs viviam e trabalhavam perto de uma granja na cidade de Dogubayezit, perto da fronteira com o Irã.

O ministro Recep Akdag disse que a família morava na mesma casa em que estavam as aves infectadas, e a família consumiu a carne dessas aves.

A variedade H5N1 do vírus da gripe aviária foi descoberta em aves na Turquia, mas nenhum caso em humanos havia sido detectado até o momento.

A Turquia está na rota de aves migratórias suspeitas de espalharem a doença no Ocidente a partir da Ásia.

Até o momento a doença parece ter infectado apenas pessoas que vivem ou trabalham próximas a aves, mas especialistas do setor de saúde temem que o vírus possa sofrer uma mutação e se espalhar entre humanos tão facilmente quanto o vírus da gripe comum.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327255/visualizar/