Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 04 de Janeiro de 2006 às 16:50

    Imprimir


Dezenas de eventos, entre eles duas exposições importantes em Paris e em Aix-en-Provence (sul), marcarão o Ano Cézanne 2006 por ocasião do centenário de morte de Paul Cézanne (1839-1906).

A maior parte dos eventos serão organizados na Provence, onde Paul Cézanne passou a maior parte de sua vida.

A exposição "Cézanne e Pissarro 1865-1885", que ficará de 28 de fevereiro a 28 de maio no museu d''Orsay, em Paris, foi organizada em colaboração com o Museu de Arte Moderna de Nova York e com o The Los Angeles County Museum of Art. Cerca de sessenta quadros, vindos de todo o mundo, permitirão estudar as relações, ao longo de 20 anos, entre a arte dos dois pintores que se conheceram em 1861.

"Cézanne na Provence", organizada em colaboração com a National Gallery of Art de Washington, será apresentada em Washington de 29 de janeiro a 7 de maio. Depois, seguirá para o museu Granet de Aix-en-Provence, onde ficará de 9 de junho a 17 de setembro. Cerca de 116 telas do pintor evocarão uma obra intimamente vinculada à Provence natal do artista, da propriedade familiar de "Le Jas de Bouffan" à famosa vista da montanha Sainte-Victoire.

O museu Granet, fechado para obras de ampliação orçadas em 6,3 milhões de euros pelo Estado francês, reabrirá em fevereiro por ocasião do Ano Cézanne. A exposição receberá do museu dïOrsay uma aquarela do pintor de Aix.

Já a cidade de Aix-en-Provence apresenta pela primeira vez "Os caminhos de Cézanne", um passeio pelos caminhos percorridos pelo pintor.

"Le Jas de Bouffan", a antiga propriedade familiar, e seu parque aclimatado serão pela primeira vez abertos ao público, com um projeto de reconstituição do grande salão decorado pelo artista, onde suas pinturas estavam reunidas antes de serem dispersadas.

O percurso pelos jardins de Bibemus permitirá descobrir a natureza, fonte de inspiração do pintor. O visitante também poderá ver o ateliê de Lauves, onde o pintor se consagrava às Grandes Banhistas, tema que o preocupou no final da vida.

Também estão previstas visitas guiadas ao redor de Sainte-Victoire, Gardanne e Estaque, onde residiu Cézanne, e um circuito pelo centro de Aix-en-Provence.

Cerca de quinze conferências sobre diferentes aspectos da obra do pintor estão programadas para 2006. Haverá ainda um concerto no dia 5 de julho na Berliner Philharmoniker, concursos de pintura para aficionados, exposições de arte moderna e contemporânea que homenageiam Cézanne e uma dezena de publicações.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327550/visualizar/