Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 04 de Janeiro de 2006 às 14:37
Por: Alexandre Franco

    Imprimir


Investir na popularização da ciência foi outra meta forte encampada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) em 2005. O exemplo recente: a segunda edição da Semana Ciência no Parque realizada entre os dias 3 e 13 de outubro, em Cuiabá, no Parque Mãe Bonifácia e de 17 a 21 de outubro no Ginásio Marechal Rondon, em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá). O evento integrou as festividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e trouxe o tema “Brasil, Olha para as Águas”.

Pela primeira vez o evento foi estendido para o interior do Estado e, conforme adiantou a secretária Flávia Nogueira, para 2006 está em estudo à possibilidade de realizar a Semana Ciência no Parque também em outras cidades ampliando e multiplicando o alcance para a sociedade ter acesso à popularização da ciência.

A Semana Ciência no Parque deste ano teve recorde histórico de público ao registrar a participação de 26.500 pessoas entre estudantes, professores, autoridades e pais de alunos. “A Semana Ciência no Parque forneceu elementos educacionais para as crianças o que despertou a curiosidade e a criatividade e o que é melhor, promoveu o aprendizado dos alunos de uma maneira bem recreativa”, avalia Flávia Nogueira.

Durante este evento houve o lançamento da restauração do Memorial da Água da ETA, pertencente à Companhia de Saneamento da Capital, numa parceria entre a Sanecap, Secitec e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapemat) que transformará o Espaço ETA - Museu da Água num importante ambiente para estudos dos recursos hídricos.

Em outra parceria, desta vez com a Ordem dos Advogados do Brasil-MT, foi realizado o 1º Congresso Mato-grossense de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, um evento que ajudou a recuperar e atualizar o debate em torno do que é propriedade intelectual e tudo o que envolve Ciência e Tecnologia.

O evento também pôde ressaltar que o Estado tem dado incentivos para novos investidores e pesquisadores se instalarem na região, aumentando o volume de produtos e serviços nessa área de inovação tecnológica, além de estimular a arrecadação de Mato Grosso.

Em setembro passado foi realizado em Cuiabá o Fórum Nacional da Região Centro-Oeste, que contou com a presença da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e membros dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), além dos Conselhos Municipais do Estado e do Conselho Nacional de Educação (CNE). Na oportunidade, houve a assinatura do inédito termo de cooperação entre o Conselho Estadual de Educação (CEE-MT) presidido pela professora Alaídes Alves Mendieta e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), presidida pelo professor Hélio Henrique Casses Trindade.

Na prática, com a assinatura deste termo de cooperação, as instituições estaduais e municipais incorporadas a este termo serão submetidas ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ficando a competência dessa execução conferida ao Conselho Estadual de Educação que posteriormente repassará as informações coletadas ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). Outra grande conquista obtida no início de outubro pela Secitec foi à validação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica com a aprovação dos seis princípios assumidos na proposta base





Fonte: Secom- MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327603/visualizar/